NOTÍCIAS

Educação | 18.12.15 - 16h28

Secretaria de Educação do Recife apresenta robô produzido por estudantes e orquestra de tablets

Em evento de tecnologia que começa na próxima segunda, será apresentado o 1º robô humanoide desenvolvido por alunos e professores da rede municipal de ensino

 

A Secretaria de Educação do Recife realiza, na próxima semana, um duplo evento de tecnologia. Entre os dias 21 e 23, a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife (Efaer) Professor Paulo Freire, na Madalena, receberá a Mostra Humanoide Recife e o Seminário de Estudos em Novas Tecnologias na Educação (Semente). Na manhã da próxima segunda-feira (21), os estudantes da rede municipal, que já têm contato com os robôs humanoides usados no Programa Robótica na Escola, agora apresentarão o primeiro humanoide confeccionado por eles, junto com os professores da rede. O protótipo foi desenvolvido em parceria com as universidades e instituições como o Porto Digital e o Cesar.

Na abertura do encontro, também haverá apresentação de uma orquestra de tablets feita pelos alunos da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) Divino Espírito Santo, sob a regência do maestro Marcos Galdino, diretor do Núcleo de Atividades Culturais (NAC) da Secretaria. Na segunda, também será lançada a revista digital Rede de Aprendizagens, com textos sobre as experiências de tecnologia na educação da rede pública de ensino. A revista será publicada semestralmente. 

Os estudantes da rede municipal de ensino do Recife vão relatar suas experiências com a robótica e falarão dos torneios de que participaram. Pela primeira vez, estarão reunidos, também na manhã da segunda, os vencedores da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), os medalhistas da modalidade teórica da OBR e os premiados na etapa regional Nordeste do torneio de robótica First Lego League (FLL). Os professores da rede municipal também apresentarão suas produções científicas relacionadas à tecnologia na educação, assim como os alunos das escolas estaduais e privadas. 

Para participar do evento, que é gratuito e aberto ao público, basta se inscrever no site www.sementecrecife.com.br, onde também é possível conferir a programação completa. São esperados cerca de 500 participantes por dia, entre alunos e professores da rede municipal, além de estudantes de escolas estaduais e privadas. 

A Mostra Humanoide Recife e o Semente ainda vão contar com palestras sobre robótica dos professores David Cavallo, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts MIT/EUA e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e de Ruben Saldanha, da Intel. Também serão realizados minicursos, oficinas e mesa redonda sobre temas relacionados a tecnologia na educação, robótica, animação digital e empreendedorismo.

De acordo com o professor Francisco Luiz dos Santos, secretário-executivo de Tecnologia na Educação, oobjetivo principal do encontro é reunir alunos, pesquisadores e profissionais da educação para apresentações e discussões de práticas pedagógicas inovadoras, tendo como suporte as novas tecnologias de informação e comunicação. "Vamos mostrar que os alunos da rede também podem projetar e desenvolver robôs, pois já estão chegando a uma fase mais madura de aprendizagem da robótica. Esperamos que, no aniversário de 500 anos do Recife, os robôs produzidos por nossos estudantes estejam competindo de igual pra igual com os humanoides japoneses, coreanos, chineses, europeus e americanos".

 

Serviço:

Pauta: Mostra Humanoide Recife e Semente

Quando: Segunda (21), terça (22) e quarta (23), das 8h às 18h. Destaque para a programação da manhã da segunda.

Local: Efaer Paulo Freire - Rua Real da Torre, n° 299, Madalena.