NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 18.12.15 - 12h54

Secretaria de Segurança Urbana do Recife reforça combate ao Aedes aegypti

img_alt

Câmeras de videomonitoramento e guardas municipais entraram na luta para identificar e tratar possíveis focos de mosquito. (Foto: Cortesia)

 

A Secretaria de Segurança Urbana do Recife está reforçando as ações de combate ao Aedes aegypti. O Centro de Operações da Prefeitura iniciou uma varredura nas 100 câmeras de videomonitoramento para localizar possíveis locais onde o mosquito possa se reproduzir. Outra iniciativa realizada pela pasta, em parceria com a Secretaria de Saúde, foi a capacitação de 50 guardas municipais, para se integrarem ao trabalho de campo que já é realizado pelos agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) e pelos soldados do Exército. O efetivo iniciará as vistorias neste fim de semana. 

Nas imagens captadas pelas câmeras de videomonitoramento é possível observar diversos flagrantes de situações que costumam favorecer a proliferação das larvas do mosquito, como caixas d'água mal vedadas e pneus abandonados. Até agora, cerca de 60 pontos foram identificados, em bairros das seis RPAs da cidade. O material foi encaminhado à Gerência de Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde do Recife. Agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) estão sendo acionados para vistoriar os possíveis focos e realizar o tratamento adequado do potencial criadouro de mosquitos. 

Já o reforço da Guarda Municipal teve início na última quinta-feira (17), quando 30 agentes foram capacitados. Nesta sexta (18), uma segunda turma de 20 servidores também recebeu o treinamento. O efetivo atuará, principalmente, em locais onde há casas fechadas, abandonadas e nas quais os moradores não autorizaram a entrada dos asaces. Neste final de semana, equipes da corporação participarão de mutirões nos bairros do Jordão e Nova Descoberta. 

As ações fazem parte do Plano Emergencial de Enfrentamento ao Aedes aegypti, lançado pelo prefeito Geraldo Julio no início deste mês. Ao todo são 19 secretarias e órgãos municipais que estão desenvolvendo 43 ações paralelas para reforçar as medidas já realizadas pela Secretaria municipal de Saúde.