PCR insere pessoas em vulnerabilidade social em cursos de formação profissional
Noventa e duas pessoas em situação de vulnerabilidade social e pessoas com deficiência iniciaram, nessa segunda-feira (17), cursos oferecidos através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife (SDSJPDDH), pelo Programa Integra Recife. As quatro turmas dos cursos de Metrologia, Eletricidade Automotiva e Gestão de Equipe têm carga horária total de 20 horas/aula e são fruto de parcerias entre a Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Associação dos Moradores do Chié, o Instituto dos Cegos, o Centro da Juventude, a Igreja do Jordão e a Associação dos Moradores de Dois Unidos. As aulas vão até esta sexta-feira (21).
De acordo com a gerente de Inserção Social e Produtiva da Sepod, Juliana Gouveia, o curso de Gestão de Pessoas é um dos mais procurados por ampliar a possibilidade de os alunos trabalharem na área administrativa. “Integrar pessoas com deficiência e pessoas em vulnerabilidade social nas turmas é muito produtivo porque um aprende a trabalhar com o outro, contribuindo para a inclusão social e produtiva dos colegas. Essas formações vão fazer toda diferença na hora de eles procurarem emprego”, explicou a gestora.
O Programa Integra Recife é a parte do Sistema Mais Recife de Políticas sobre Drogas responsável pela inserção social e produtiva de ex-usuários de drogas e/ou pessoas em situação de vulnerabilidade social através da elevação de escolaridade, qualificação profissional, encaminhamento para retirada de documentos básicos e cadastro na Agência de Emprego.
Somente em 2018, o Integra Recife já ofereceu 463 vagas de qualificação profissional e aperfeiçoamento em parceria com o Senai. Em 2017, foram ofertadas mais de 600 vagas em cursos profissionalizantes e 200 vagas em cursos de aperfeiçoamento profissional no modo presencial, além de mil vagas no modo de Educação a Distância (EAD).