NOTÍCIAS

Cultura | 19.01.13 - 15h57

Prefeito leva solidariedade às instituições que serão beneficiadas pelo Baile Municipal

Luciano Siqueira, Geraldo Julio e moradora da Associação Espírita Casa dos Humildes (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR) Luciano Siqueira, Geraldo Julio e moradora da Associação Espírita Casa dos Humildes (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)

O prefeito Geraldo Julio visitou, na manhã deste sábado (19), duas das oito instituições que receberão os recursos arrecadados com a venda dos 10 mil ingressos individuais e 286 mesas do 49º Baile Municipal do Recife. O gestor esteve no Lar Rejane Marques, em Campo Grande, que cuida de 16 crianças de zero a dez anos; e na Associação Espírita Casa dos Humildes, em Casa Forte, que abriga 28 idosas. As duas visitas foram marcadas pela emoção. Preocupado em ajudar, o prefeito fez questão de conhecer o funcionamento das casas e prestar solidariedade aos que vivem nas duas instituições.

“O Baile Municipal é uma festa beneficente do povo do Recife, e a gente achou que esse benefício deveria ser espalhado por toda a cidade. A sensação é de que escolhemos as instituições certas. Um Baile que é da paz, do frevo, que vai alegrar muita gente; mas que ajudará, também, muita gente que precisa”, afirmou Geraldo. As oito instituições beneficiadas foram escolhidas de forma democrática nas seis Regiões Político-Administrativas (RPA's) da cidade.

A primeira parada do prefeito foi no Lar Rejane Marques. Depois de conhecer as instalações, Geraldo teve a oportunidade de conversar e brincar com as crianças que recebem abrigo. “Essa casa já acolheu tantas crianças sem família ou vítimas de violência. É um trabalho bonito e que precisa de ajuda. Eu fiquei feliz em conhecer esse lar e perceber que nós fizemos uma escolha acertada”, ressaltou Geraldo, reiterando que suas decisões no governo terão, como prioridade, os que mais precisam. “Queremos que essa política seja forte. Nós vamos tomar todas as decisões olhando para os que mais precisam do apoio do poder público”, cravou.

Luciano e Geraldo, no Lar Rejane Marques, em Campo Grande (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR) Luciano e Geraldo, no Lar Rejane Marques, em Campo Grande (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)

Hoje, o Lar Rejane Marques conta com 20 funcionários, entre cozinheira, lavadeira, auxiliares e babás especializadas no cuidado de crianças especiais, bem como 30 voluntários. Seis prestadores de serviços atendem as áreas de pedagogia, serviço social e psicologia. Para a presidente da casa, Regina Borba, a doação chegará em boa hora. “Nós gastamos por mês cerca de R$ 50 mil. Sempre é um desafio conseguir doações para manter a casa durante todo o ano. Vamos utilizar o dinheiro na manutenção da casa, na compra de alimentos, vestuário e, principalmente, remédios para as crianças”, adiantou Regina.

Das 16 crianças que vivem no Lar Rejane Marques, oito possuem algum tipo de deficiência. Do total, oito estão em processo de acolhida aguardando decisão judicial. Por isso, ainda podem ser devolvidas às famílias. A outra metade já teve o “poder familiar” destituído e se encontra no Cadastro Nacional de Adoção. A instituição, que já foi chamada de “Casa dos Amigos” e “Limiar” existe há 18 anos. Todas as crianças da casa frequentam diariamente a escola ou creche.

A voluntária Camila Alves, 19 anos, faz questão de, todo final de semana, passar na instituição e dedicar duas horas do seu dia para compartilhar um pouco de amor e carinho com os pequenos. “Me sinto feliz aqui. É um trabalho sério e organizado. Só em saber que eu fiz um deles sorrir, para mim, não tem preço”, revelou.

CASA DOS HUMILDES - Na Associação Espírita Casa dos Humildes, o sentimento não foi diferente. Geraldo Julio foi acolhido com muita alegria pelas idosas que vivem na instituição. A casa, que tem capacidade para acolher até 30 pessoas, abriga mulheres que sofreram maus tratos ou foram abandonadas pelas famílias. O espaço existe há 47 anos e conta com 13 funcionários, entre técnicos de enfermagem, cuidadores de idosos, auxiliares de serviços gerais e uma secretária.

A presidente em exercício da Casa dos Humildes, Albonise Mendes, ficou surpresa com a escolha para receber o benefício do baile. “A gente faz parte de uma instituição que não brinca carnaval, mas, mesmo assim, a festa vai nos proporcionar esses recursos”, destacou Albonise. “Vamos utilizar o dinheiro para reformar o teto do terceiro andar, que está caindo, e modificar a instalação elétrica da casa, que já é muito antiga”, explicou.
A Casa dos Humildes tem uma despesa mensal de R$ 20 mil. O espaço conta com três banheiros coletivos, uma copa, terraço, jardim e duas alas que funcionam como uma grande enfermaria – local onde as idosas dormem. “Aqui é um lugar maravilhoso. Fico tão feliz quando a gente recebe visita”, disse uma das moradoras da Associação, Adalgisa Farias, 88, depois de entregar um quadro ao prefeito que ela mesma pintou.

Serviço:
Lar Rejane Marques
www.larrejanemarques.com
Telefones: 3241-4249 / 3037-2012

Associação Espírita Casa dos Humildes
www.casadoshumildes.com.br
Telefone: 3268-3954