Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 19.01.16 - 14h00

Prefeito confraterniza com funcionários da Via Mangue

img_alt

Gestor se encontrou na manhã desta terça-feira (19) com um grupo de trabalhadores da obra para um café da manha e agradeceu empenho nos serviços. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

Trabalhadores da empresa responsável pela execução das obras da Via Mangue e funcionários da Prefeitura do Recife participaram nesta terça-feira (19) de um café da manhã de confraternização pela conclusão dos serviços, ocorrida no último domingo (17). O prefeito Geraldo Julio reuniu o time da PCR para também conhecer os detalhes da pista leste, que será aberta à circulação de veículos na próxima quinta-feira (21). Foram concluídos os servidos nas calçadas, ciclovia e gradil no corredor que fará o sentido Boa Viagem / Pina.

Geraldo fez questão de agradecer a cada um dos trabalhadores presentes e lembrou dos mais de 2.000 funcionários que passaram pelo canteiro de obras da maior intervenção viária do Recife nos últimos anos. “Aqui é um encontro de agradecimento. Foram vários funcionários que passaram por aqui, que é uma das maiores obras viárias das últimas décadas, com impacto positivo na vida de milhares de pessoas da nossa cidade. E a gente tem que agradecer. Fiz meu agradecimento pessoal e pedi para que eles também levassem aos familiares o orgulho deles de terem trabalhado em uma obra como esta”, destacou o prefeito.

“Para mim, como prefeito, é uma alegria muito grande participar de um momento como este e tenho certeza que para eles também é. E eu percebi isto na conversa com eles”, acrescentou Geraldo. José Roberto Santana foi um destes trabalhadores. Ele disse que tem muito orgulho em ter participado de um momento tão importante da história do Recife. “Muitas pessoas hoje já passam por aqui e quando esta outra parte for inaugurada, mais pessoas vão passar. E eu posso dizer que trabalhei e fiz um pouco desta obra”, revelou.

Além dos serviços na pista leste, também foram finalizadas as obras nas calçadas e ciclovia, a requalificação do acesso de algumas vias. A Via Mangue tem extensão de 5,63 km no segmento entre a alça do Viaduto Capitão Temudo à Rua Antônio Torres Galvão (pista oeste) e 4,36 km no segmento entre a Rua Antônio Torres Galvão e o Túnel Josué de Castro (pista leste). A velocidade operacional é 60 km/h.

A ciclovia possui extensão de 4.058,00 metros, com largura de 2,40 metros, sendo bidirecional. Já as calçadas, no trecho da Rua Maria Carolina até o acesso do viaduto junto à ponte do Encanta Moça, possuem 4 km, com largura de 3 metros. O trecho da alça da Ponte Paulo Guerra possui 453 metros de extensão, com largura de 2 metros. O canteiro central, que divide as duas pistas, tem 0,65 metro. A largura total da Via Mangue, incluindo as duas pistas, ciclovia e calçada é de 28,04 metros.

A Prefeitura apresentou recentemente o plano de circulação da pista leste da Via Mangue. O plano foi projetado com o intuito de garantir a melhoria da mobilidade do território sul e a implantação de uma Faixa Azul na Avenida Conselheiro Aguiar. A circulação, que será implantada no território sul é fruto de um estudo de engenharia de tráfego, que teve como principal objetivo garantir o benefício aos 144 mil passageiros do transporte coletivo que, diariamente, trafegam pela Avenida Conselheiro Aguiar. Com a abertura da pista leste, também haverá uma grande melhoria na mobilidade de todo o território sul e a expansão da rede cicloviária da cidade.

Para orientar os condutores sobre a nova circulação, 24 agentes e 24 orientadores da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) estarão dispostos nos principais acessos durante os primeiros dias de operação. A exemplo da pista oeste, a pista leste terá velocidade regulamentada em 60 km/h. A via será aberta  com a fiscalização eletrônica de velocidade.

DADOS DA OBRA

- Início da obra: 7 de abril de 2011 (Ordem de Serviço);

- Pista Oeste: entregue em junho de 2014, tem 5,63 quilômetros de extensão;

- Pista Leste: entregue em janeiro de 2016, tem 4,36 quilômetros de extensão;}

- Calçadas: 4 km

- Ciclovia: 4 km

- Velocidade operacional da pista: 60 km/h;

- Seis câmeras de monitoramento;

- Quatro equipamentos de fiscalização eletrônica, sendo dois já em operação na Pista Oeste;

- As Ruas Antônio Falcão, Eduardo Wanderley Filho; Maria Carolina; Padre Bernardino Pessoa, Tenente João Cícero, José Maria Miranda e Tomé Gibson são os sete acessos da via aos bairros do Pina e de Boa Viagem.

 

BENEFÍCIOS DA VIA MANGUE

- Melhoraria da mobilidade e acessibilidade de todo o território sul

- Melhoria para os usuários de ônibus com as faixas azuis da Av. Engenheiro Domingos Ferreira e Conselheiro Aguiar

- Expansão da malha cicloviária do Recife

 

VALOR DA OBRA

-  431 milhões de reais é o valor atual do contrato

-  331 milhões de reais de empréstimo: 76,8%

-  81 milhões de reais do município: 18,8%

-  19 milhões de reais em recursos da União: 4,4%