Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Juventude | 19.01.17 - 11h44

Prouni Recife abre inscrições para 166 bolsas de estudo na próxima segunda-feira (23)

Os interessados poderão concorrer a bolsas integrais para mais de 50 cursos de ensino superior em diversas instituições de ensino

 

Mais de 50 cursos e 166 bolsas de estudo gratuitas serão ofertadas pelo Prouni Recife no primeiro semestre de 2017. As inscrições começam na próxima segunda (23) e seguem até o dia 27 de janeiro, exclusivamente pelo site e clique aqui. O Prouni Recife já beneficiou mais de 700 estudantes. O projeto é uma ação da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente.

Para concorrer a uma das vagas é preciso ser residente e domiciliado no Recife por no mínimo três anos; não ter diploma de nível superior; ter cursado o ensino médio em uma escola da rede pública ou em escolas privadas com bolsa integral; ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior à inscrição e ter obtido uma média mínima de 450 pontos, sem zerar a redação. A nota do Enem servirá como critério de desempate entre os candidatos. Além disso, é necessário comprovar a renda familiar bruta, per capita de até dois salários mínimos.

Administração, Medicina, Jornalismo, Engenharia Civil, Gastronomia, Radiologia, Psicologia são alguns mais de 50 cursos que serão oferecidos pelas sete Instituições de Ensino Superior (IES) cadastradas. O resultado com a lista da primeira chamada será divulgada no dia 30 de janeiro, no site do Prouni Recife.

Legislação, cronograma, as Instituições de Ensino Superior disponíveis e a lista completa dos cursos estão disponíveis no site do Prouni Recife. Dúvidas ou mais informações sobre o programa, podem ser obtidas pelo email prouniatende@recife.pe.gov.br ou pelo telefone (81) 3355. 2569.

Prouni Recife - O Prouni Recife foi instituído pela Lei n° 18.113/2015 e funciona sob o regime de concessão de isenção fiscal. Com isso,  o número de bolsas concedidas aumenta na mesma proporção que há uma redução na alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) a ser pago pelos Institutos de Ensino Superior (IES). No primeiro ano de funcionamento, a alíquota foi diminuída em 0,75%. Da mesma forma, as instituições de ensino que aderiram, ofereceram bolsas equivalentes a 0,75% do total de alunos pagantes. Para este ano, a redução será de 1,50% e a oferta de novas bolsas equivalerá a 1,50% do total de pagantes.

O objetivo do Prouni Recife é oferecer bolsas de estudos universitárias gratuitas para estudantes de cursos presenciais de graduação e de cursos superiores de menor duração em instituições privadas de ensino superior estabelecidas do município do Recife. O programa se estende aos professores da rede pública de ensino do município para cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia,  destinados à formação do magistério da educação básica, independentemente do cumprimento dos critérios dos estudantes.

 

Confira o calendário do Prouni Recife:

 

Período das inscrições:

De 00:00h de 23 de janeiro até as 23:59 de 27 de janeiro de 2017

 

Resultado:

Primeira chamada: 30/01

 

Site para inscrições: www.prouni.recife.pe.gov.br 

 

Confira a lista completa dos cursos oferecidos pelo Prouni Recife:

Administração

Análise e desenvolvimento de sistemas

Arquitetura e Urbanismo

Biomedicina

Ciências aeronáuticas

Ciências contábeis

Ciências da computação

Comunicação Social/ Jornalismo

Comunicação social/ Publicidade e propaganda

Design

Design de interiores

Design de moda

Direito

Educação física

Enfermagem

Engenharia ambiental

Engenharia civil

Engenharia de Controle e Automação

Engenharia de produção

Engenharia de Telecomunicação

Engenharia elétrica

Engenharia mecânica

Engenharia química

Estética e Cosmética

Fisioterapia

Gastronomia

Gestão comercial

Gestão da Tecnologia da Informação

Engenharia de controle e automação

Engenharia de produção

Estética e cosmética

Farmácia

Logística

Marketing

Medicina

Nutrição

Odontologia

Pedagogia

Psicologia

Radiologia

Redes de computadores

Relações internacionais

Serviço social

Sistemas de informação