Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 19.01.21 - 00h37

Recifense moradora do Ibura é a primeira pessoa a se vacinar em Pernambuco

img_alt

A técnica de enfermagem Perpétua do Socorro (52) foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a covid -19 em Pernambuco. A aplicação aconteceu no Hospital Universitário Oswaldo Cruz na noite desta segunda-feira (18) (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

 

A vacinação contra a covid-19 já começou no Recife. A técnica de enfermagem Perpétua do Socorro Barbosa dos Santos (52) foi a primeira recifense a ser vacinada pela covid -19. Moradora do Ibura, Zona Sul do Recife, ela é mãe de dois filhos e trabalha na linha de frente do combate à Covid-19 do Hospital Universitário Oswaldo Cruz e faz parte do grupo prioritário para a imunização. A aplicação aconteceu no Hospital Universitário Oswaldo Cruz na noite desta segunda-feira (18) e deu início oficialmente a vacinação na cidade. Cumprindo o isolamento social, o prefeito João Campos parabenizou Perpétua por videochamada, após a vacinação. Acompanharam presencialmente o ato, o governador Paulo Câmara e a vice-prefeita Isabella de Roldão, entre outras autoridades.

“Eu acompanhei por aqui, e fiquei emocionado. A senhora com 52 anos está representando todas as pessoas da nossa cidade e que a gente vai poder agora garantir a imunização de todo mundo. Parabéns, fiquei muito emocionado”, disse o prefeito em conversa com Dona Perpétua.

Após ser vacinada, Perpétua do Socorro, falou um pouco do seu sentimento. “Me senti muito feliz e mais ainda por representar todo mundo, porque dá uma sensação de vitória, de missão cumprida. Eu tenho 52 anos e a gente fica com medo, muito medo. Pelo menos já deu uma aliviada e que as pessoas agora procurem se vacinar., disse a técnica de enfermagem que trabalha na Unidade de Tratamento Intensivo do Osvaldo Cruz há 25 anos.

Estamos dando início ao novo momento, um momento importante que todos nós estávamos esperando. Mas um momento ainda que vai precisar de muitos cuidados, porque há muito ainda a se fazer. Precisamos ainda ter muito cuidado: usar álcool em gel, o uso da máscara e o distanciamento social”, alertou o governador Paulo Câmara. 

O avião com o primeiro lote de vacina chegou ao Recife, vindo de São Paulo, por volta das 19h30. Em seguida, o carregamento com as 270 mil doses para Pernambuco, das quais 67 mil são para o Recife, embarcou em um caminhão frigorífico rumo à Central de Distribuição do Governo do Estado. No percurso, a população aplaudiu a passagem do caminhão pelas ruas da cidade.

Além de Perpétua, também foram vacinados a auxiliar de farmácia Wanessa Correia, o técnico de laboratório Marcos Alexandre Correia, a enfermeira de UTI Joyce Mendes, o nutricionista Rodrigo Silveira, a fisioterapeuta Thatiana Vasconcelos, a enfermeira de saúde indígena Penha Atikum, da etnia Atikum, e o médico da UTI pediátrica José Carneiro Leão Filho.

O primeiro lote de vacina que chegou a cidade é o suficiente para vacinar 33,5 mil pessoas, a Prefeitura do Recife iniciará a vacinação pelos profissionais de saúde da linha de frente da covid-19, além de idosos que residem em Instituições de Longa Permanência e os trabalhadores destas instituições já no início da manhã desta segunda-feira. Ao todo 13 equipes volantes farão a vacinação nos postos de trabalho dos profissionais de saúde e nas instituições.