Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 19.01.23 - 11h33

Diversão e atividades ambientais na programação de férias do Jardim Botânico do Recife e Econúcleo Jaqueira

img_alt

Caminhada ecológica, oficinas, contação de histórias e muito mais, de sexta a domingo, nos equipamentos ambientais da Prefeitura do Recife. (Foto: Wagner Ramos/PCR)


Com a chegada das férias, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), montou uma programação diversificada para toda a família, com foco na educação ambiental. As atividades, gratuitas, acontecem no Jardim Botânico do Recife, Zona Oeste, e no Econúcleo do Parque da Jaqueira, Zona Norte e contam com oficinas, caminhadas, trilhas, brincadeiras e jogos ambientais. 

Com o intuito de gerar uma aproximação entre o visitante e a natureza, as atividades desenvolvidas nos espaços terão cunho pedagógico e ambiental, buscando conscientizar os pequenos a respeito da importância em cuidar e preservar o verde, de forma lúdica e criativa, proporcionando dias de muito lazer e recreação.

Nesta sexta-feira (20), quem escolher visitar o Jardim Botânico poderá participar da Oficina de Sementes, às 10h e 14h, que terá como ponto central estimular cada participante ao contato com a terra, as sementes e mudas. Já no sábado (21), às 10h, a  diversão ficará por conta da Caminhada Ecológica: plantas invasoras com foco nas Coleções Científicas do JBR e que visa trazer reflexão e visibilidade para o tema. Para encerrar o final de semana, os visitantes poderão participar no domingo (22) da Caminhada ecológica: os trapezistas da mata que, de forma lúdica, terá foco nas características e curiosidades do sagui.

A programação do Econúcleo Jaqueira também está repleta de diversão. A manhã da sexta-feira (20) começa com a oficina de Karol Chié, às 09h30, que vai realizar uma exposição sobre compostagem domiciliar, com foco em boas práticas e Educação Ambiental, separação de resíduos e produção e montagem de mudas de ervas medicinais. À tarde, vai rolar o jogo Educação e Saúde do DS3.  No sábado (21), a imaginação vai tomar conta do espaço com as contações de história: Pedrinho e o barco e O morcego e a cabaça, ambas atividades tem o intuito de alertar sobre a poluição das águas e seus malefícios ao meio ambiente, além de educar sobre o descarte adequado dos resíduos. O domingo (22), também terá contação de história:  A lenda da Vitória Régia e  O jardim das cores. 

Durante toda a permanência nos locais, as crianças devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis. As inscrições para as atividades são gratuitas e devem ser feitas a partir das 9h. O limite de participantes varia de acordo com cada atividade. O JBR funciona de terça a domingo, das 9h às 15h. Já o Econúcleo Jaqueira abre as suas portas de quinta a domingo, das 09h às 16h.

 

Programação Jardim Botânico do Recife:

 

Sexta-feira (20)

Oficina de Sementes

Inscrição: 9h / 13h30

Atividade: 10h / 14h 

Nº de pessoas: 30,  idade 06 a 12 anos

 

Sábado (21)

Caminhada Ecológica: plantas invasoras

Inscrição: 9h 

Atividade: 10h 

Nº de pessoas: 30,  a partir dos 5 anos

 

Domingo (22)

Caminhada ecológica: os trapezistas da mata 

Inscrição: 9h 

Atividade: 10h 

Nº de pessoas: 30,  a partir dos 05 anos

 

Programação Econúcleo Jaqueira:

 

Sexta-feira (20)

Oficina de Karol Chié -9h30

Educação e Saúde do DS3 - 14h

 

Sábado (21)

Contação de história - Pedrinho e o barco - 09h30

Contação de história - O morcego e a cabaça - 14h

 

Domingo (22)

Contação de história - A lenda da Vitória Régia - 09h30

Contação de história - O jardim das cores -14h