NOTÍCIAS

Cultura | 19.02.14 - 16h20

Curso de gestão prepara candidatos à direção de escolas da PCR

[caption id="attachment_43901" align="alignleft" width="680"] Formação em administração escolar e gestão democrática é pré-requisito para os candidatos a diretor e vice-diretor de escolas, que concorrem na eleição de abril. (Foto: Lú Streithorst/PCR)[/caption]

Cerca de 800 professores da Secretaria de Educação do Recife (Seduc), estão participando do Curso de Gestão Escolar, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena. O evento é pré-requisito para se candidatar a vaga de diretor e vice-diretor escolar na rede municipal do Recife. A eleição está marcada para abril.

No abertura do evento, na noite da última segunda-feira (17), estiveram presentes o secretário de Educação do Recife, Valmar Corrêa, o pró-reitor Administrativo da Universidade de Pernambuco, Pedro Falcão, e o representante do Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE), Otto Bernard.

No início do curso, os professores assistiram a uma palestra com a doutora em Educação pela UFPE Alice Botler, que abordou a temática Gestão Escolar e por Resultados: A Liderança em Questão. A palestrante ressaltou a necessidade de cooperação de todos os membros da comunidade para o bom funcionamento da escola, além de destacar o papel da liderança para mediar e solucionar problemas no ambiente educativo.

Todas as palestras serão realizadas por especialistas em educação da UFPE e do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Os professores do município assistem às conferências no auditório principal do Centro Paulo Freire. Caso o espaço atinja a lotação, há telões para videoconferência em outra sala.

O curso está sendo realizado em módulos que se concluem a cada dois dias. Cada palestrante aborda temas ligados à administração escolar. O ciclo termina na próxima sexta-feira (28).

O secretário de Educação do Recife, Valmar Corrêa, afirmou que a formação vai ajudar na melhor qualificação dos gestores da rede municipal do Recife. “A ideia é socializar, nesta formação, o necessário para que os potenciais candidatos possam ter uma maior qualidade na gestão. Isso vai proporcionar aos eleitos um melhor atendimento ao nosso público principal, os alunos, além de atender aos anseios de toda a comunidade escolar.”

O pró-reitor administrativo da UPE, Pedro Falcão, reforçou a necessidade da preparação dos professores para se candidatar ao cargo de gestor e vice-gestor da rede municipal. “É necessário preparar os educadores para enfrentar os dilemas da administração escolar. Vamos aqui auxiliá-los a refletir sobre as principais questões dessa área, como financiamento, gestão democrática e a elaboração do plano de gestão.”

Maria de Fátima Ribeiro, que já é gestora da Escola Municipal Doutor Samuel Gonçalves, no Prado, contou que participa do curso para continuar se aperfeiçoando no processo da gestão escolar. “Já participei de outros cursos. Espero que tenhamos novidades na qualificação do trabalho do gestor e que esse curso traga novas ferramentas para ampliar o processo democrático na escola, que envolve a participação de toda a comunidade e os conselhos escolares.”

Ao contrário de Maria de Fátima, o professor Alberto Melquiades, da Escola Municipal Júlio Vicente, no Córrego do Euclides, vai se candidatar pela primeira vez ao cargo de diretor. “Estou aqui para buscar ampliar meus conhecimentos sobre gestão escolar, principalmente na aplicação de uma gestão democrática. Quero muito ajudar na melhoria dos índices da educação básica da cidade”, afirmou.