NOTÍCIAS

Cultura | 19.02.14 - 18h26

Prefeitura e Ministério do Esporte apresentam programa Brasil Voluntário

[caption id="attachment_43905" align="alignleft" width="680"] Representantes da sociedade civil conheceram a iniciativa, que reunirá até 1,5 mil participantes em cada cidade-sede. (Foto: Inaldo Lins/PCR)[/caption]

A Prefeitura do Recife e o Ministério do Esporte reuniram, na tarde desta quarta-feira (19), representantes da sociedade civil para apresentar o Brasil Voluntário, programa do Governo Federal para a Copa do Mundo da FifaTM. A reunião aconteceu no auditório do Banco do Brasil, situado no Cais do Apolo, e contou com a participação do secretário-executivo de Copa e Legado do Recife, Danilo Moreira, da gerente nacional de Operações do programa, Sarah Carvalho, e do coordenador de Voluntariado da Secopa-PE, Marcos Nunes, além de diversos segmentos sociais.

De acordo com Danilo Moreira, a iniciativa tem sentido especial. “Disseminar a cultura do voluntariado faz parte do legado imaterial da Copa. O programa ajuda a despertar o interesse das pessoas em colaborar com sua cidade, além de ter a experiência de conhecer por dentro o funcionamento de um megaevento internacional”, considera. O secretário-executivo destacou que a proposta da Prefeitura é, além de organizar o evento em si, fazer a Copa do Mundo da FifaTM chegar ao cotidiano das pessoas que não conseguirem comprar os ingressos.

Por sua vez, Sarah Carvalho explicou que os voluntários inscritos no programa poderão atuar no auxílio a torcedores e turistas nos aeroportos, áreas de fluxo, entorno dos estádios e eventos de exibição pública, além de pontos centrais da mobilidade urbana. “As cidades-sede receberão um número significativo de turistas, que serão recebidos primeiramente pelos voluntários. Os participantes desenvolverão um olhar mais coletivo, que os ajudará a crescer enquanto pessoas. Esse é um importante legado para seu futuro”, afirma. Os inscritos deverão estar disponíveis durante sete dias.

Programa - As inscrições estão abertas até o dia 6 de março, no site www.brasilvoluntario.gov.br, e a única condição é ter idade acima de 18 anos. Após a inscrição, os voluntários passarão por um processo de treinamento virtual nos meses de março e abril, e por um treinamento presencial entre abril e maio. Serão até 1,5 mil vagas em cada sede do torneio. Os candidatos selecionados farão treinamento virtual e presencial, ministrados e certificados pela Universidade de Brasília. Os voluntários receberão uniforme, transporte, alimentação e seguro de vida, correspondentes aos dias de atuação, no perímetro das cidades-sede.