NOTÍCIAS

Cultura | 19.02.15 - 15h40

Passeios do Olha! Recife estão de volta

Projeto da Secretaria de Turismo e Lazer oferece tours gratuitos nas categorias a pé, de bicicleta, de barco e de ônibus, todos os finais de semana

Com o fim das festividades carnavalescas, o Olha! Recife volta com sua programação normal, garantindo finais de semana ricos em cultura e lazer para participantes de todas as idades. Com tours gratuitos a pé, de bicicleta, de ônibus e de barco, o projeto de sensibilização turística desenvolvido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, está com inscrições abertas a partir das 8h desta sexta-feira (20).

Neste sábado (21), o Olha! Recife no rio fará o percurso Volta à Ilha, que passa por pontes do centro e edificações históricas da cidade. No trajeto, destaque para a vegetação de mangue, o encontro dos rios Beberibe e Capibaribe, os armazéns do Porto e a Cruz do Patrão. A embarcação sai às 9h do Catamaran Tours, no bairro de São José.

Na parte da tarde, o passeio de ônibus vai fazer o circuito em homenagem a Dom Helder Câmara. O tour vai relembrar a vida do religioso e passar por locais como: Memorial Dom Hélder Câmara, na Rua Henrique Dias; Igreja das Fronteiras, no bairro da Boa Vista; Palácio dos Manguinhos, na Avenida Rui Barbosa; e, por fim, o ônibus segue para a cidade de Olinda, onde está a Catedral da Arquidiocese de Olinda e Recife: A igreja de São Salvador do Mundo, também conhecida como Igreja da Sé, onde Dom Helder foi sepultado. O ônibus sai às 14h, da Praça do Arsenal, no Recife Antigo.

No domingo (22), às 9h, acontecem os passeios a pé e de bicicleta. A andança será dedicada a Francisco do Rêgo Barros, o conde da Boa Vista. Saindo da Praça do Arsenal, a caminhada segue pelo Cais da Alfândega e Praça da República, onde estão o Palácio do Governo e Teatro de Santa Isabel, edificações que surgiram durante o governo do conde. O passeio segue ainda até a Rua da Aurora, onde está o palacete que foi sua residência. Já o passeio de bike sai às 9h da Praça do Arsenal, com destino ao Marco Zero, Rua do Bom Jesus, Rua da Moeda, Praça da Independência (também conhecida como Praça do Diario), Pátio de São Pedro e do Terço, Praça Sérgio Loreto e Rua da Aurora.

Para participar de qualquer um dos roteiros é necessário se inscrever pelo site www.olharecife.com.br, a partir das 8h desta sexta-feira (20). É solicitado que cada participante leve um quilo de alimento não perecível que será doado para instituições de caridade.

Serviço:
Olha! Recife no Rio
Tema: Volta à Ilha
Quando: Sábado (21), às 9h
Saída: Catamaran Tours, bairro de São José

Olha! Recife de Ônibus
Tema: Circuito Dom Helder
Quando: Sábado (21), às 14h
Saída: Praça do Arsenal da Marinha, no Recife Antigo

Olha! Recife a Pé
Tema: Circuito Francisco Do Rego Barros
Quando: Domingo (22), às 9h
Saída: Praça do Arsenal da Marinha, no Recife Antigo

Olha! Recife Pedalando
Tema: Carnaval do Recife
Quando: Domingo (22), às 9h
Saída: Praça do Arsenal da Marinha, no Recife Antigo