Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 19.02.20 - 11h24

Central do Carnaval pronta para receber o folião

img_alt

São esperadas mais de 400 mil pessoas no espaço que conta com Central de Serviços e Arena Gastronômica. Durante a manhã desta quarta (19), o prefeito Geraldo Julio fez vistoria no espaço que já começa a funcionar a partir das 16h (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A dois dias da abertura oficial do Carnaval, a Prefeitura do Recife inicia, nesta quarta-feira (19), as operações da Central do Carnaval, estrutura de apoio ao folião para cair na folia com segurança e conforto. O prefeito Geraldo Julio vistoriou as instalações do espaço, localizado na Rua do Observatório, próximo à Praça do Arsenal no Bairro do Recife. Com uma área de 1.350m², a estrutura estará disponível para os foliões a partir das 16h e vai abrigar uma Arena Gastronômica com 12 restaurantes e um polo de serviços que contempla ações defesa do consumidor, caixas eletrônicos, achados e perdidos, moda, artesanato, serviços de saúde, assistência à mulher, entre outros. Mais de 400 mil pessoas devem passar pelo local durantes os dias de folia. O prefeito conferiu ainda a estrutura para os atendimentos de saúde montada no bairro. 

“A quantidade de pessoas que vêm ao Bairro do Recife é muito grande, muita gente vem ao Marco Zero e para os outros polos que temos no entorno aqui da Central. O espaço que tem vários serviços de saúde, cidadania, orientação de consumidores, toda a parte de alimentação, que são oferecidos para que o folião possa passar muitas horas brincando, mas que tenha um local para descansar, se alimentar e voltar para a festa e poder brincar tranquilo. Certamente este será o maior Carnaval da história, batendo recorde no aeroporto com crescimento de voos extras e hotéis praticamente lotados, estamos satisfeitos com o resultado até aqui. A infraestrutura está toda montada, agora é com o folião, sair de casa, fazer a festa e brincar em paz”, reforçou o prefeito Geraldo Julio. 

Nesta quarta (19) a quinta-feira (20), o espaço vai funcionar das 16h às 22h. Nos dias oficiais da festa, entre 21 e 25 de fevereiro, o horário será ampliado, sendo das 16h às 2h. As famílias também terão à disposição um fraldário, que funcionará das 13h às 23h.  Um anexo da Central, com Sala de Imprensa e suporte às equipes que trabalharão na cobertura da festa, estará no Museu Cais do Sertão. A Central do Carnaval começa a ser desmontada na Quarta-feira de Cinzas (26). 

Mais uma vez com foco na sustentabilidade a Arena Gastronômica está mobiliada em pallets, com mesas, cadeiras e bancos feitos de madeira reflorestada. Para garantir a acessibilidade, os cardápios vão ser acessíveis, com informações em braile, inglês e espanhol. O espaço montado em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), é formada por 12 estabelecimentos com os mais variados cardápios. A secretária de Turismo do Recife, Ana Paula Vilaça falou sobre o serviço, “A Central do Carnaval já começa a funcionar a partir de hoje a tarde. Ela é composta de dois equipamentos. A Arena gastronômica com 12 operações credenciadas pela Abrasel e a parte de serviços que será ponto de apoio para o folião como Procon, fraldário, banco 24 horas. É um espaço para o folião dar aquela paradinha, descansar e voltar para aproveitar o Carnaval no Recife Antigo. 

O prefeito vistoriou ainda a estrutura para os atendimentos de Saúde montada no bairro. No Espaço Cuide-se, serão distribuídos preservativos masculinos e femininos,material informativo sobre como prevenir as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e o novo coronavírus. Este último estará disponível em português, inglês, espanhol e mandarim para os turistas, tanto na Central do Carnaval como em hotéis, porto, aeroporto, polos de carnaval e pontos turísticos. Durante a festa, cerca de 150 agentes redutores de danos vão fazer abordagens e distribuir, em toda a cidade, 800 mil preservativos masculinos, 15 mil preservativos femininos e 15 mil sachês de gel lubrificante, além de material educativo.

Os foliões também terão à disposição um posto avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), montado na Avenida Alfredo Lisboa, próximo ao Museu Cais do Sertão, em frente ao Armazém 10, iniciando as atividades às 19h e encerrando sempre uma hora após o término das apresentações no palco principal. A equipe que atuará neste posto será composta por dois médicos, dois enfermeiros e dois técnicos de enfermagem, além de contar com o apoio de duas viaturas, sendo uma de suporte avançado e uma de suporte básico. Na Avenida Marquês de Olinda, ainda serão posicionadas três ambulâncias de suporte básico para atendimentos mais ao sul do palco do Marco Zero, facilitando o acesso ao serviço pelos foliões.

O secretário de Saúde do Recife, Jaílson Correa, também destacou as ações da secretaria. “A prefeitura montou uma grande operação em preparação ao Carnaval. Temos mais de três mil pessoas envolvidas nas diversas áreas, seja na assistência, seja na vigilância ou na prevenção à disposição do folião. Além disso temos central de testagem para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, que terá capacidade para atender 100 pessoas por noite. Lembrando que tudo isso é uma estrutura extra, a cidade continua preparado para atender a população caso necessário”, pontuou o secretário.