Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 19.02.21 - 09h54

Conselho da Pessoa Idosa do Recife abre inscrição para representantes da sociedade civil

As inscrições iniciam a partir de 22 de fevereiro e seguem até 15 de março. Os 12 conselheiros eleitos representarão a sociedade civil no COMDIR pelos próximos dois anos

 

A partir da próxima segunda-feira (22), o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIR), abre inscrição para eleger 12 conselheiros representantes da sociedade civil. Poderão se candidatar as entidades recifenses atuantes na área do envelhecimento, representantes de Organizações, Grupos de Convivência de pessoas idosas do Recife, Conselhos Profissionais e de Entidades de Ensino Superior.  O COMDIR é vinculado, administrativamente, à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife (SDSDHJPD). 

Para garantir a inscrição, os interessados devem enviar a documentação exigida por e-mail: comdirecife@gmail.com, até o dia 15 de março. Outra opção é realizar a entrega na sala da Gerência Geral de Direitos Humanos do Recife, no 6º andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife, das 9h às 16h. O regimento eleitoral está disponível no site da Prefeitura e na edição do Diário Oficial publicada em 13/02/2021. Quem tiver dúvidas pode entrar em contato com a Gerência da Pessoa Idosa do Recife, ligada à SDSDHJPD, através do telefone 3355-8534.

A eleição dos membros da sociedade civil para o biênio 2021/2023 será realizada em 31 de março de 2021 no térreo do edifício sede da Prefeitura do Recife. Devido à pandemia, e com o intuito de garantir a realização do processo eleitoral sob as normas de segurança sanitária, os grupos votantes foram divididos em dois horários. Das 9h às 11h, acontece a votação dos candidatos às vagas da sociedade civil, incluídos nessa categoria entidades da sociedade civil que atuam na temática da pessoa idosa e os Grupos de Convivência. Já das 14h às 16h, serão votados apenas os candidatos às vagas dos conselhos profissionais e das entidades de ensino superior.

É importante ressaltar que caso sejam divulgadas, pelo Governo do Estado ou Prefeitura do Recife, novas orientações em relação ao distanciamento social em função da pandemia da covid-19, a eleição do COMDIR poderá ser adiada. Dessa forma, novas datas serão decididas e divulgadas posteriormente.

CONSELHO DA PESSOA IDOSA - Criado em 2007, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIR) é um órgão colegiado de caráter deliberativo, vinculado administrativamente à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas (SDSDHJPD). Além disso, o Conselho visa o controle social da política pública municipal da pessoa idosa do Recife, cuja finalidade é acompanhar a implantação da política de inclusão social, promoção e defesa dos direitos do idoso.