Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 19.02.22 - 14h55

Beberibe e Ibura recebem mutirão de arboviroses da Prefeitura do Recife neste fim de semana

img_alt

Agentes de saúde ambiental da Secretaria de Saúde vão inspecionar dois mil imóveis para verificar existência de criadouros do mosquito Aedes aegypti no sábado (19) e domingo (20). (Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife)

 

Neste fim de semana, os bairros de Beberibe, na Zona Norte do Recife, e Ibura, Zona Sul, receberão o mutirão de arboviroses da Prefeitura do Recife. No sábado (19) e domingo (20), das 8h às 13h, agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) da Secretaria de Saúde (Sesau) do município vão inspecionar, ao todo, dois mil imóveis, entre residências e pontos estratégicos, nessas localidades. 

Nos dois dias, os profissionais de Vigilância Ambiental vão visitar 500 imóveios em cada bairro. Durante as inspeções, será verificada a existência de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Além disso, também será feita a eliminação mecânica dos focos e aplicação de larvicida biológico nos depósitos de água. 

Os asaces ainda visitarão 17 locais classificados como Pontos Estratégicos, como borracharias e ferros-velhos. Ou seja, imóveis com grande potencial de conter criadouros de mosquito dentro da comunidade. Nesses espaços, os agentes de saúde farão eliminação de depósitos que acumulam água, aspirações de alados (mosquitos adultos) e também tratamento químico com inseticida. 

Nas abordagens, os profissionais também fazem um trabalho educativo com a população, explicando como prevenir as arboviroses mais comuns, como dengue, chikungunya e zika, além de outras doenças. Vale ressaltar que os moradores da cidade devem sempre aumentar os cuidados em casa, já que 80% dos focos dos mosquitos são encontrados dentro das residências. 

As áreas escolhidas para as ações apresentam um maior índice de infestação do mosquito e risco de adoecimento da população, de acordo com indicadores entomológicos e epidemiológicos.

Desde abril do ano passado, aos fins de semana, têm sido intensificada a realização de mutirões em diversas comunidades do Recife, em que agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) fazem a inspeção de residências e pontos estratégicos, a exemplo de borracharias e ferros-velhos, para identificar e tratar possíveis focos desses vetores. De lá pra cá, foram feitas 123 ações do tipo. 

Durante o trabalho, os profissionais verificam a existência de criadouros do mosquito Aedes aegypti, eliminam focos e aplicam larvicida biológico nos depósitos de água. Ainda nas abordagens, os asaces também realizam um trabalho educativo com a população, sobre como prevenir as arboviroses mais comuns, como dengue, chikungunya e zika, além de outras doenças.

REDUÇÃO NOS CASOS DE ARBOVIROSES - O Recife registrou, este ano, uma redução de 96% nos casos confirmados de arboviroses, comparado ao mesmo período do ano passado. Até a Semana Epidemiológica (SE) 5, que vai de 30 de janeiro a 5 de fevereiro de 2022, a capital pernambucana confirmou apenas quatro casos de dengue e quatro de chikungunya - não foi confirmado nenhum de zika. Em 2021, na mesma SE, havia sido confirmados 118 casos de dengue, 93 de chikungunya e nenhum de zika. 

A queda nos números se deve ao trabalho diário, de porta em porta, dos agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces), à intensificação dos mutirões em residências e pontos estratégicos da capital e à criação da ferramenta Bora Se Cuidar contra o Mosquito, disponível no site ou no app Conecta Recife, onde a população pode realizar denúncias de possíveis focos do Aedes aegypti.

Até o momento, não houve a notificação de óbitos por arboviroses na capital pernambucana. Até a SE 5 de 2022, 75% dos casos confirmados de arboviroses foram em pessoas na faixa etária de 20 a 39 anos. 

BORA SE CUIDAR CONTRA O MOSQUITO – Para realizar denúncias de possíveis focos, a Prefeitura do Recife disponibiliza a plataforma Bora Se Cuidar contra o Mosquito no site ou no app Conecta Recife. A ferramenta permite que os moradores do Recife acionem a Vigilância Ambiental de forma rápida e eficiente, utilizando geolocalização.