Gabinete do Centro do Recife

NOTÍCIAS

Recentro | 19.02.22 - 14h36

Prefeitura do Recife dialoga com segmento católico e apresenta Programa Recentro

img_alt

Principais eixos do projeto de revitalização do Centro do Recife foram apresentados durante reunião com párocos e freis. Líderes religiosos manifestaram apoio ao programa e propuseram sugestões para melhorias dos bairros do Recife, Santo Antônio e São José. (Foto: Vanessa Alcântara/Prefeitura do Recife)

 

Em encontro com líderes religiosos de 15 igrejas católicas e representações comerciais presentes nos bairros do Recife, Santo Antônio e São José, a Prefeitura do Recife, através do Gabinete do Centro do Recife e da Secretaria de Turismo e Lazer (SeturL), apresentou os eixos do Programa Recentro. A iniciativa visa estruturar um amplo plano de ações de curto, médio e longo prazos com o intuito de revitalizar a área central. Uma das ações que estão sendo construída, em diálogo com os diversos segmentos e atores que atuam neste território, é a construção de um roteiro histórico e cultural a partir da conexão de uma série de pátios, igrejas e pontos que fazem parte da memória da cidade. A ideia é promover uma recostura do território do centro por meio de monumentos e edificações que marcaram a história da capital pernambucana.

Para a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, o diálogo com a Igreja Católica é fundamental para o projeto de requalificação do centro da cidade. “Desde o início, o Programa Recentro vem promovendo uma série de escutas com os segmentos que atuam nessa região. E foi de fundamental importância conversar com os párocos de igrejas inseridas no contexto do Recentro. A partir dos anseios, vamos poder direcionar esforços para melhorar os serviços públicos e trazer mais condições estruturais para que o público se sinta mais à vontade de frequentar o circuito barroco que possuímos no Centro”, afirmou a gestora municipal, na manhã desta sexta-feira (18).

O frei João Amilton dos Santos, ministro provincial da Ordem dos Frades Menores, manifestou apoio ao Programa Recentro e disse ter esperança que a iniciativa vai proporcionar melhorias para os diversos setores com atuação na área central. “Vamos abraçar esse projeto e esperamos que se concretize para o bem do Recife e isso se estenda para outros bairros e localidades do Grande Recife”, colocou o pároco. O reitor da Igreja do Rosário dos Homens Pretos, Dom Marcelo Gomes, destacou a necessidade do plano da Prefeitura do Recife para revitalizar o centro. “Esse é um grande desafio para o poder público e vamos dar as mãos para mudar a realidade do centro”, pregou.

PROGRAMA RECENTRO - Coração econômico, histórico e cultural do Recife, os bairros do centro da cidade convivem com a movimentação do comércio, com a inovação do parque tecnológico e agitada vida cultural, mas também com os desafios construídos ao longo de muitos anos. Para pensar o desenvolvimento dessa área de maneira integrada e explorar toda sua potencialidade, a Prefeitura do Recife lançou, em novembro de 2021, o Programa Recentro. A iniciativa prevê um grande plano de manutenção, de cuidado, de incentivos fiscais para os bairros do Recife, Santo Antônio e São José e é baseado em quatro eixos de ação. 

Um eixo visa a concessão de incentivos fiscais de IPTU e ITBI para novas construções e reformas em imóveis situados nos bairros contemplados pelo Programa, bem como a redução da alíquota de ISS para algumas atividades econômicas que atuam nos territórios. Outro ponto é o reforço na ampliação dos investimentos públicos e privados nos bairros, buscando transformar a região, gerando emprego e renda. Outra iniciativa é construir uma instância de governança pública, por meio da qual os segmentos da sociedade civil poderão manter o diálogo com a Prefeitura do Recife e apresentar soluções para o território. Outro braço é pensar e elaborar ações de cultura e bem-estar, ativando os atrativos existentes. Todo o projeto é coordenado pela chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça.