Recife registra nova queda na positividade de testes de covid-19
Na última Semana Epidemiológica (SE 6, que vai de 6 a 12 de fevereiro), a rede pública de saúde municipal apontou um índice de 22% de positividade nos testes de covid. O dado é uma boa nova para o Recife, que chegou a apresentar 47% de positividade na testagem gratuita ofertada na rede na última semana de janeiro. Associado a uma nítida redução de infecções, a baixa na procura pelos exames também levou a Prefeitura a redefinir a oferta e a desmobilizar seis centros de testagem. A população, entretanto, ainda contará com 11 locais onde pode realizar exames gratuitos.
Os moradores do Recife poderão realizar os exames em três locais exclusivos (na UFRPE, em Dois Irmãos; no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; e Faculdade Uninassau, nas Graças), além das oito unidades de saúde que também oferecem os testes. É importante ressaltar que os três pontos que continuarão em funcionamento no Recife oferecerão, cada um, 1,2 mil testes diariamente, por agendamento via Conecta Recife e também por demanda espontânea e os locais funcionam de domingo a domingo, de 8h às 18h.
Além disso, a Prefeitura ainda disponibiliza 1,2 mil testes em oito unidades de saúde de segunda a sexta, de 8h às 17h, totalizando 4,8 mil exames por dia na cidade. Esse quantitativo de vagas ainda é 128,5% maior que a capacidade de testagem inicial antes da abertura dos centros exclusivos de testagem, quando eram oferecidos 2,1 mil testes por dia. Quem precisar realizar a testagem deverá fazê-lo através do App ou site do Conecta Recife na aba ‘Bora Testar’, a partir das 15h, diariamente, com vagas para o dia posterior’. Pessoas acima de 60 anos estão isentas de agendamento prévio.
Queda de índices e baixa procura - Na Semana Epidemiológica (SE) 6 (que vai de 6 a 12 de fevereiro), foram disponibilizadas, ao todo, 70,6 mil vagas nos 13 centros de testagem e nas unidades de saúde. Desse total, menos da metade (28,9 mil) das vagas foi preenchida. Além da redução na procura pelos testes, na última semana epidemiológica, apenas 22% das pessoas apresentaram testes positivos. No cômputo total, a queda foi de 54% no índice de positividade dos exames realizados nos locais que oferecem teste rápido. Na Semana Epidemiológica (SE) 4 (de 23 a 29 de janeiro), foram realizados 21.342 testes rápidos nos centros de testagem e nas unidades de saúde. Desse total, 10.229 foram positivos, o que corresponde a 47,9%. Já na SE 6 (de 6 a 12 de fevereiro), foram feitos 32.938 testes, com resultado positivo em 7.250, ou seja, 22%.
Centros desmobilizados - A desmobilização começou na última sexta e será finalizada amanhã. Os locais fechados foram o Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha; Compaz Dom Helder, no Coque; Compaz Miguel Arraes, na Caxangá; Estádio do Arruda, no bairro do Arruda; Círculo Militar do Recife, na Boa Vista; Parque da Macaxeira, no bairro de mesmo nome; antiga sede do Sesi Mustardinha, na Mustardinha; Escola Municipal Luiz Vaz de Camões, no Ipsep; e Escola Maria Sampaio de Lucena, no Ibura. O encerramento das atividades foi causado pela baixa procura e queda nos índices de positividade e os profissionais foram realocados em outras atividades, como a vacinação infantil itinerante e nas escolas.
Confira os locais de testagem para a população do Recife
Unidades de Saúde - Segunda a sexta, de 8h às 17h
Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro;
Upinha Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério;
Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela;
Upinha Vila Arraes, na Várzea;
Centro de Saúde Professor Romero Marques, no Prado;
Centro Social Urbano (CSU) Afrânio Godoy, na Imbiribeira;
Upinha Moacyr André Gomes, no Morro da Conceição;
Policlínica Arnaldo Marques, no Ibura.
Centros de Testagem - Domingo a domingo, de 8h às 17h
UFRPE, em Dois Irmãos;
Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro;
Faculdade Uninassau, nas Graças