Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Carnaval | 19.02.23 - 17h23

Confira onde curtir as agremiações populares no Carnaval do Recife

img_alt

Pátios do Terço, São Pedro e Livramento estão entre destaques. Avenidas do Forte e João Lira recebem concursos. Várzea e Morro da Conceição também estão no roteiro das agremiações, que também abrem os polos oficiais. (Foto: Ed Machado/PCR)

 

No primeiro Carnaval após o anúncio do Plano Recife MCP - Matriz da Cultura Popular, que inaugurou diversas estratégias de valorização das agremiações e tradições culturais ancestrais, como reajustes de 40% a 50% nos valores de cachês e premiações de concursos assegurados pelo poder público municipal, a cultura popular ganhará destaque não só entre os homenageados, mas também em todas as passarelas da festa.

Os tradicionais concursos distribuirão mais de R$ 1,3 milhão entre agremiações. Além disso, brincantes, passistas e os mais devotados defensores da folia, reunidos em blocos, troças, ursos, maracatus, bois e demais manifestações, já ganharam as ruas com as prévias, desfilando dois anos de saudade.

No Carnaval, as agremiações viverão grandes novidades. Além do protagonismo diário no palco do Marco Zero, a população ganhará o desfile De Pátio a Pátio, que reunirá, entre os dias 20 e 21 de fevereiro (segunda e terça de Carnaval), das 16h às 19h, agremiações da cultura popular, entre elas, as vencedoras dos concursos carnavalescos de 2020, para inaugurar mais um circuito dedicado a abrir alas para a cultura popular no meio da folia, que se estenderá entre o Pátio do Livramento; Rua Duque de Caxias; Praça Dezessete; Av. Martins de Barros; Rua Primeiro de Março; Praça da Independência; Dantas Barreto; Pátio de São Pedro. 

Além disso, as agremiações desfilarão suas cores e enredos vencedores também nas tardes do Recife Antigo, nos polos de bairro e em várias programações que encontrarão o folião onde ele estiver.



PROGRAMAÇÕES DA CULTURA POPULAR DURANTE O CARNAVAL 

Recife Matriz da Cultura Popular, a partir das 16h

Ao longo de toda a festa, os 44 polos espalhados pela cidade, incluindo o Marco Zero, maior palco da festa, abrem sua programação com apresentações de agremiações da cultura popular

 

Cortejos nos bairros

Domingo, segunda e terça (19, 20 e 21), das 16h às 18h

Nos polos descentralizados, agremiações, passistas e orquestras circularão pelas ruas do entorno dos palcos, convidando a vizinhança a celebrar as tradições da cultura popular.

 

Corredor do Frevo

Domingo, segunda e terça (19, 20 e 21), das 15h às 20h

Tradição de muitos carnavais, o Corredor abre alas para caboclinhos, afoxés e maracatus nas principais ruas da folia, pela Rua da Moeda, Mariz e Barros, Rio Branco e Rio Branco, com a participação de oito agremiações por dia

 

Encontros de Agremiações

Domingo, segunda e terça (19, 20 e 21), a partir das 16h

Ao todo, 40 agremiações, entre escolas de samba, blocos líricos e maracatus de baque solto, respectivamente, desfilam no Marco Zero , a partir 16h

 

Concurso de Agremiações 

Domingo, segunda e terça (19, 20 e 21)

Uma das mais antigas tradições do Carnaval do Recife, reunirá 206 agremiações, entre troças e blocos, grupos de frevo e maracatu de baque solto, de baque virado, tribos de índios e caboclinhos, bois, ursos e escolas de samba. Os desfiles serão na Avenida do Forte, no Cordeiro, e na Rua João Lira, Santo Amaro, novo polo, criado para garantir mais visibilidade e estruturas mais adequadas para os desfiles.

 

De Pátio a Pátio

Segunda e terça (20 e 21), a partir das 15h às 18h

Novidade deste Carnaval, o desfile reunirá agremiações da cultura popular, entre elas, as vencedoras dos concursos carnavalescos de 2020, entre o Pátio do Livramento; Rua Duque de Caxias; Praça Dezessete; Av. Martins de Barros; Rua Primeiro de Março; Praça da Independência; Dantas Barreto; Pátio de São Pedro.

 

Encontro das agremiações no Arsenal

Domingo, segunda e terça (19, 20 e 21), a partir das 16h

A cada dia de programação, 10 agremiações, entre caboclinhos, tribos de índios e blocos líricos, desfilam suas cores e enredos no entorno da Praça do Arsenal

 

Encontros de Bois e Ursos no Pátio de São Pedro

Domingo e segunda (19 e 20), a partir das 15h

O encontro de bois e ursos reunirá 30 agremiações para embalar as tardes de Momo no Pátio 

 

Encontros de Caboclinhos na Várzea

Domingo (19), a partir das 15h

O encontro celebrará a tradição ancestral dos caboclinhos, com a apresentação de 25 agremiações 

 

Encontro de Blocos Líricos no Morro da Conceição

Domingo (19), a partir das 16h

Até as 22h, 13 blocos celebram e desfilam suas tradições, com as cores e enredos dos carnavais saudosos

 

Encontro de Blocos Afro no Morro da Conceição

Domingo (19), a partir das 15h

 

Encontro de bloco Afro e afoxés no Pátio do Terço

Domingo (19), a partir das 17h

 

Tambores Silenciosos Mirins no Pátio do Terço

Segunda (20), a partir das 15h

 

Tambores silenciosos no Pátio do Terço

Segunda (20), a partir das 20h

 

Terça Negra Especial no Pátio do Terço

Terça (21), a partir das 17h

ASSUNTOS: