Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Carnaval | 19.02.23 - 17h21

Foliões se divertem até a madrugada do domingo no primeiro dia de programação da Praça do Arsenal

img_alt

A abertura contou com apresentações do Recife Matriz da Cultura Popular, Maracatu Nação Pernambuco, Gonzaga Leal, Antônio Nóbrega, Banda de Pau e Corda, Orquestra Malassombro com participações especiais e o ícone da música brasileira Chico César. (Foto: Ed Machado/PCR)

 

Após dois anos sem carnaval devido à pandemia de covid-19, a folia invade novamente as ruas da cidade do Recife deixando os foliões mais saudosos emocionados. O tão esperado sábado de Carnaval abriu a programação da Praça do Arsenal exaltando a cultura popular Do Maracatu Nação Pernambuco, passando por Gonzaga Leal e Antônio Nóbrega, ambos com um repertório regado de gêneros do folclore e folguedo pernambucano, a noite também contou com a participação da tradicional Banda de Pau e Corda celebrando seus 50 anos de existência. Em ritmo de frevo, a Orquestra Malassombra trouxe convidados como Sofia Freire, Vinicius Barros e Zé Manoel para abrilhantar ainda mais a estreia da programação. 

O clima de vitória, esperança e alegria foi firmado com as canções do ícone da música brasileira Chico César, que entoou coros e arrancou muitos aplausos do público presente.  Rico Viana, 24 anos, conta como foi presenciar pela primeira vez o show de Chico César. “Ele é apaixonante. Eu já o conhecia como romântico, mas ele me cativou ainda mais pela luta política dos últimos anos. Pra mim ele é um dos maiores gênios da música brasileira e eu não poderia nunca perder a oportunidade de estar aqui hoje. Não tocou minha música favorita, mas quem sabe domingo no Poço da Panela. Eu estarei lá para acompanhá-lo".

A programação da Praça do Arsenal também atraiu turistas de vários locais do Brasil e de outros países. Omri Gabriel Vigoda, 23 anos, chegou de Israel há uma semana e já fez amizades com brasileiros e argentinos durante as prévias carnavalescas. “É o primeiro gostinho da cultura brasileira para nós. E aqui no Recife é ainda mais especial porque a cultura é muito forte em todos os lugares”, conta Omri. O grupo, formado por sete jovens, não parava de dançar e se divertir com as músicas. A argentina Ivana Schiffer, 26 anos, disse se sentir segura no local, “é uma festa familiar, animada e como mulher eu me sinto segura de estar aqui”, completa. 

 

A transmissão completa do Carnaval do Recife 2023 vem sendo feita pela TV Conecta Recife. Toda a programação, de todos os dias, pode ser conferida em carnavaldorecife.com. Caso queira acessar o banco de fotografias, o link é: flickr.com/photos/prefeituradorecife. Para o acervo de vídeos das últimas edições, o caminho é também a TV Conecta Recife, em bit.ly/tvconectarecife.

 

ASSUNTOS: