Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Carnaval | 19.02.23 - 17h12

Rua da Moeda é a passarela do samba no Carnaval

img_alt

Neste sábado (18), o polo da Prefeitura do Recife foi ponto de encontro dos “bambas” pernambucanos. (Foto: Edson Holanda/PCR)

 

A noite do sábado de Carnaval (18) teve samba, pagode e muita animação no polo Samba da Moeda, no Bairro do Recife. “Bambas” raízes juntaram-se a uma multidão de foliões, que ainda tinham disposição e energia para gastar depois do desfile do Galo da Madrugada, e fizeram a festa ao som do ritmo que, assim como o frevo, maracatu, ciranda e caboclinho, também tem lugar cativo no coração do folião. 

A festa começou com a apresentação da Escola de Samba Limonil, do bairro de Afogados, e seguiu noite a dentro, botando todo mundo pra sambar com os shows dos artistas pernambucanos Maria Pagodinho; Mell Mocidade; Adriana B; Gerlane Gell; Paulo Perdigão; Xico de Assis; Carla Rio e Belo X.

O sambista homenageado do Carnaval de 2019 falou do entusiasmo por poder retornar à folia após a pandemia. "Eu vim com toda garra e vontade para fazer um grande show no polo de samba da Rua da Moeda, depois de dois anos de muita ansiedade, em que precisei estar afastado do público”, desabafou o sambista. Gerlane Gell também comemorou o retorno. "É maravilhosa essa volta ao palco depois de dois anos de pandemia. Estou muito feliz por estar aqui nesse Carnaval de paz, amor e alegria," disse a cantora. Já Maria Pagodinho destacou a alegria do público. "Meu show foi uma delícia! E quando eu recebo esse retorno da galera, tudo fica ainda mais emocionante," comemorou.

Para os foliões, o Carnaval do Recife se veste como uma festa múltipla, diversa, onde há lugar para todos os ritmos que animam o povo. O samba e o pagode contam com espaço garantido e o polo da Rua da Moeda se consolida como um ambiente destinado aos amantes desses estilos musicais, como destacou o funcionário público Edson da Hora, que assistia empolgado aos shows junto com a sua esposa Dayane. "É gostoso poder ouvir música de qualidade, ver o verdadeiro samba de raiz feito por músicos aqui de Recife que conhecem do assunto. Esse polo da Moeda é muito legal, só toca música de qualidade. Cantamos, dançamos...faz bem pra gente, contagia todo mundo," disse o animado folião.