Compaz Leda Alves é palco da Recife Street Mangue: primeira batalha de graffiti de Pernambuco
Nos dias 22 e 23 de fevereiro, o Compaz Atriz Leda Alves, localizado no bairro do Pina, será o palco da Recife Street Mangue, a primeira batalha de graffiti de Pernambuco. O evento reunirá 72 artistas selecionados, que competirão em nove categorias diferentes. Além das disputas, o público poderá curtir shows do DJ KL Jay e da rapper pernambucana Bione, enquanto Dj Charles, Dj Renna e DC Seven comandam o som durante as batalhas, e o DJ Big anima os intervalos técnicos.
“A arte urbana em Pernambuco está em ascensão, com o graffiti ganhando cada vez mais visibilidade, especialmente na capital. Reunir grandes artistas locais em uma competição dinâmica e interativa é muito significativo pra gente. A Recife Street Mangue chega para fortalecer esse movimento e ampliar o espaço para essa arte que transforma territórios”, destaca Leiry Lee, idealizadora e produtora da batalha ao lado de Azul de Barro.
No sábado (22), haverá duas rodas de conversa com o público para tratar dos temas dos festivais de arte urbana em Pernambuco e sobre o fomento da cultura Hip Hop e participação em editais culturais. Ainda nesse dia, haverá o showcase da DJ Kanada PX e o rolê gastronômico e musical. Já a competição ocorrerá no domingo (23), com disputas ao longo do dia. O formato será em chave, com 8 artistas por categoria, totalizando 72 participantes em 9 categorias. A seleção dos artistas foi realizada a partir de 175 inscritos, por uma curadoria formada pelos coletivos Point Bomb, Iputinga Sociocultural e Resgate Suas Cores.
As categorias da competição incluem: Persona Jurassic, Persona Relíquia, Persona Expert, Persona New Start, Persona Flash, Grapixo, Bomb Relíquia, Bomb Expert e Wildstyle Relíquia. A avaliação dos duelos ficará a cargo de uma bancada de 8 jurados, sendo que quatro serão sorteados para cada disputa. Em caso de empate, o voto do público definirá o vencedor.
Os vencedores de cada categoria receberão uma premiação de R$ 1 mil. O tempo de disputa variará conforme a categoria: Personagem e Wildstyle terão 45 minutos para a execução das obras, enquanto as modalidades Bomb, Persona Flash e Grapixo contarão com entre 10 e 15 minutos. As pinturas serão realizadas sobre tecido de algodão cru, fixado em totens de madeira.
DIVERSIDADE E EQUIDADE - Além da competição, busca promover a diversidade e a equidade na cena da arte urbana, sem dividir as categorias por gênero, reforçando o papel do Movimento Hip Hop como uma ferramenta de transformação social. "É com grande alegria que abrimos as portas do Compaz para a Recife Street Mangue. Este é o primeiro evento, mas esperamos que muitos outros venham, para valorizar ainda mais o talento dos nossos artistas locais e fortalecer a cena da arte urbana no estado, unindo graffiti, música e cultura de rua em um encontro inédito. Estamos orgulhosos de apoiar esta iniciativa, que mostra o potencial transformador do Movimento Hip Hop", destaca o secretário de Cidadania e Cultura de Paz, Túlio Arruda.
Confira a programação completa:
Sábado (22 de fevereiro)
Papo de Arte e Rua – Auditório do Compaz Atriz Leda Alves
14h00 – 16h00: Festivais de Arte Urbana em Pernambuco – Marcela de Castro, Mich, Pedro Mont, Amanda Florêncio, Pejota, Michelle Monteiro, Pedro Stilo
16h20 – 18h00: Fomentando o Hip-Hop: Projetos e Editais – DJ Big, DJ Renna
Parque dos Caranguejos
18h30 – 21h00: Showcase DJ Kanada PX + Rolê Gastronômico e Musical no Restaurante Parque dos Caranguejos
Domingo (23 de fevereiro) – Batalha de Graffiti
Compaz – Área Externa
09h00 – 11h30: Disputas – Persona Relíquia, Persona New Start, Wildstyle – DJ Renna
11h30 – 12h50: Disputas – Persona Flash – DJ Charles
12h50 – 14h00: Intervalo de Almoço – DJ Renna
14h00 – 16h30: Disputas – Persona Jurassic, Persona Expert, Grapixo – DC Seven & Rauteira Rec.
16h30 – 17h00: Intervalo Técnico – DJ Big
17h00 – 18h00: Finais – Bione e AEDe
18h00 – 19h00: Anúncio dos Vencedores e Premiação
19h00 – 20h30: Show KL Jay