Quinta é dia de Maracatu, Hip Hop e ancestralidade negra nas prévias do Recife
Dando continuidade às mais de quarenta prévias gratuitas que embalam a capital pernambucana até a esperada subida do Galo Cidadão Ecológico, na próxima quarta (26), a Prefeitura do Recife anuncia mais três eventos que farão a alegria de brincantes e amantes de música para esta quinta-feira. Além de um ensaio aberto para o espetáculo Tumaraca, que acontecerá no bairro do Ibura, a cidade também contará com o Festival Hip Hop, no Cais da Alfândega, e com a Quinta Nagô Especial, no Pátio de São Pedro. Confira.
Tumaraca desembarca na Zona Sul para ensaio com Leão da Campina
A partir das 19h, Lucas os Prazeres e o Grupo Voz Nagô se juntam aos batuqueiros da Nação Leão da Campina para um ensaio aberto do Tumaraca, espetáculo que reunirá 13 nações de maracatu de baque virado no dia da abertura oficial da festa, 27 de fevereiro. O Leão da Campina fica situado à rua Empresário Ricardo Brennand, nº 5, na UR-4, Ibura.
O espetáculo Tumaraca, que reúne, há 22 edições, diversas nações de maracatu de todo o estado num uníssono rítmico e pesa a tonelada de ter sido orquestrado e conduzido pelo mestre Naná Vasconcelos. Este ano, o tema do espetáculo será “Maracatu Futuro Ancestral”. Este ano, as nações de maracatu vão se reunir na celebração, tocando juntas sob a direção artística de Lucas dos Prazeres, com direção criativa de Deyse Leitão, Rubinho Petty e Fábio Sotero.
Ensaio Tumaraca - Leão da Campina
Horário - 19h
Endereço - Rua Empresário Ricardo Brennand, nº 5 - UR-4 - Ibura
Quinta Nagô Especial celebra a cultura afro-brasileira no Pátio de São Pedro
A edição especial, idealizada pela Mestra de Cultura Yá Maria Helena Sampaio, integra o calendário oficial de prévias carnavalescas da Prefeitura do Recife e é totalmente gratuita
Palco de grandes manifestações culturais e símbolo da resistência negra no Recife, o Pátio de São Pedro recebe, nesta quinta-feira (20), a partir das 18h, a primeira edição da “Quinta Nagô Especial – Prévia de Carnaval”. O evento gratuito celebra a força das tradições afro-brasileiras por meio da música, da dança e da espiritualidade, integrando a programação oficial das prévias carnavalescas da Prefeitura do Recife.
Local de memória e celebração da cultura negra, o Pátio de São Pedro fica próximo à casa onde viveu o poeta e militante Solano Trindade, referência na valorização da arte e da identidade afro-brasileira, reafirmando a importância da tradição nagô na cena artística recifense. É nesse cenário de ancestralidade que o público poderá acompanhar apresentações de Gabi do Carmo, com o projeto Terreirada da Bênção, Caetana, Xirê dos Afoxés com Maria Helena Sampaio e o DJ Iury Andrew, numa noite que exalta a tradição e a potência dos povos de terreiro.
Idealizado pela Mestra de Cultura Yá Maria Helena Sampaio, o projeto "Quinta Nagô: Oyá Alaxé - Idilê Mimó" acontece toda terceira quinta-feira do mês, em frente ao Centro Educacional e Cultural Afoxé Oyá Alaxé descendente do Terreiro Mãe Amara. Desde seu início, em 2023, já realizou 14 edições, consolidando-se no calendário cultural da cidade. A cada encontro, o evento cresce, reunindo alegria, segurança e respeito. Diversos grupos e artistas já passaram pelo palco, incluindo Afoxés, grupos de Coco, Maracatus, DJs e bandas, além de grandes nomes da música nacional e internacional, como Lia de Itamaracá, Maciel Salú e Uana Mahin, fortalecendo sua simbologia de resistência e celebração da cultura afro-brasileira.
SERVIÇO
Quinta Nagô Especial
Atrações: Gabi do Carmo (Terreirada da Bênção), Caetana, Xirê dos Afoxés com Maria Helena Sampaio e DJ Iury Andrew
Data: Quinta-feira, 20 de fevereiro
Horário: A partir das 18h
Local: Pátio de São Pedro – Recife/PE
Entrada gratuita
Polo Hip Hop celebra a potência criativa da cultura de rua
Evento reúne artistas de todos os elementos do Hip Hop no dia 20 de fevereiro no Cais da Alfândega
O Hip Hop também tem lugar e voz no Carnaval do Recife. No próximo dia 20 de fevereiro, todas as expressões do movimento cultural se encontram no Cais da Alfândega, Bairro do Recife. Às margens do Rio Capibaribe, os recifenses poderão assistir, gratuitamente, a shows, batalhas de rima, performances de breaking e grafite que integram a programação do “Polo Hip Hop: Folia em 4 elementos”. O evento é aberto ao público e tem realização da Associação Metropolitana do Hip Hop (AMH2PE) com apoio da Prefeitura da Cidade do Recife.
A programação musical, composta por artistas da terra, apresenta os shows de Zé Brown, Bione, Bell Puã, Lety MC, Dandara, MC Raxta, além dos DJs Dagga e Nixon. A grade também reservou espaço para uma batalha da Jornada de MC’s, movimento liderado pelo DJ Big, articulador cultural e educador social, que envolve jovens de diversos bairros em um duelo de ideias ao vivo. Representando o elemento Grafite, Galo de Souza participará de uma livepating que poderá ser acompanhada pelo público ao longo da programação.
Para Dom Pablo, coordenador da Associação Metropolitana de Hip Hop, o Polo simboliza uma conquista da cadeia produtiva e precisa reverberar a potência da juventude que movimenta as periferias da cidade. “São mais de 20 anos com a responsabilidade de difundir o trabalho de artistas criativos que passam o ano inteiro produzindo, lançando projetos autorais e fazendo a cultura Hip Hop ser cada vez mais influente para as novas gerações”, comenta.
Com mais de 20 anos de história, o Polo Hip Hop se firma como uma política de valorização e visibilidade para artistas do Estado. A nova e a velha escola se encontram para celebrar os elementos fundamentais desta que representa uma das mais expressivas manifestações da cultura negra e periférica, que emergiu na década de 1970 nos subúrbios negros e latinos de Nova Iorque para o mundo.
Tiger Rapper, que foi integrante do lendário grupo Faces do Subúrbio e também integra a coordenação da Associação, acredita que o espaço é fundamental para a autoestima da juventude. “É por meio da música, do grafite e da dança que muitos/as jovens encontram o sentido na vida. Essa cultura é mais do que lazer. É sobre possibilitar novos horizontes para quem muitas vezes não tem perspectiva”, defende o cantor ressaltando o caráter social do movimento.
A programação está marcada para iniciar às 17h. Serão seis horas de uma celebração que também promoverá homenagens a personagens relevantes para o desenvolvimento da cultura de rua em Pernambuco. A curadoria priorizou nomes que fazem da música um instrumento para reverberar o lema que até hoje norteia o movimento Hip Hop: “Paz, União, Amor e Diversão”
SERVIÇO
Polo Hip Hop 2025: Folia em 4 elementos
Local: Cais Alfândega - Bairro do Recife
Dia 20 de fevereiro, a partir das 17h
Rap: Mc Raxta, Zé Brown, Sr Kbça, Bell Pua, Bione, Dandara, Lety MC, DJ Big e Jornada de MC’s
DJ: Nixon, Dj Dagga
Grafite: Galo de Souza