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Cultura | 19.03.12 - 17h58

Av. Abdias de Carvalho apresenta trânsito bom neste primeiro dia útil de mudanças

Foram eliminados cinco giros à esquerda na via. Intervenção promoveu ainda a criação de um binário entre as ruas Carlos Gomes e Santa Edwiges

Nesta segunda-feira (19), primeiro dia útil após as intervenções realizadas na Av. Engenheiro Abdias de Carvalho, o trânsito apresentou visível melhora na área em que a Prefeitura do Recife, por meio da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), modificou a circulação. No corredor de tráfego, que liga o Centro à Zona Oeste da Cidade e recebe diariamente uma média de 56 mil veículos, foram eliminados cinco giros à esquerda, localizados no bairro do Prado.
 
“Com as mudanças, a Abdias de Carvalho ganha mais uma faixa de rolamento, agilizando a circulação dos veículos. Por conta dos giros, a pista mais à esquerda da Abdias de Carvalho ficava retida pelos carros que precisavam fazer o giro. Alguns condutores chegavam a fazer fila dupla, prejudicando ainda mais a circulação. Agora, com a modificação, os condutores devem promover giros de quadra, utilizando as ruas laterais”, atestou a presidente da CTTU, Maria de Pompéia, que acompanhou in loco o primeiro dia útil da intervenção e ouviu a aprovação de diversos condutores.
 
Orientação e monitoramento - Até o dia 26 de março, uma equipe de 36 arte-educadores estará circulando na região, orientando a população e realizando a distribuição de um panfleto informando sobre as mudanças. Também durante os próximos 15 dias, haverá um reforço do monitoramento nos principais locais que tiveram intervenção, feito pelos agentes de trânsito do órgão municipal.
 
A intervenção, que faz parte do Plano de Ações para o Trânsito do Recife 2011/2012, promoveu a eliminação de cinco giros à esquerda, sendo dois no cruzamento com a Rua Carlos Gomes (um em cada sentido da via), um na altura da Rua Santa Edwiges, e dois no cruzamento com a Rua João Ivo da Silva. Além da eliminação dos giros da Abdias de Carvalho. Outra mudança importante foi a criação de um binário entre as ruas Carlos Gomes e Santa Edwiges, que passam a ter sentido único de circulação. A exceção é para a Rua Carlos Gomes, no trecho compreendido entre a Rua Gomes Taborda e a Avenida Caxangá, que agora tem um contra-fluxo exclusivo para linhas de ônibus.