NOTÍCIAS

Cultura | 19.03.12 - 16h23

Conselheiros escolares participam de formação no Centro Paulo Freire

[caption id="attachment_14978" align="alignleft" width="334" caption="Capacitação abordou a temática A Interação Família–Escola. Foto: Luciano Ferreira"][/caption]

Nesta segunda-feira (19), cerca de 200 conselheiros escolares participaram de mais uma formação bimestral, realizada pelo Comitê de Gestão Democrática, da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel).  A capacitação, que abordou a temática “A Interação Família–Escola”, com enfoque no papel da família dentro do ambiente escolar, aconteceu no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena.

A secretária de Educação, Ivone Caetano, iniciou as atividades incentivando os conselheiros a intervir na escola em parceria com o gestor e os professores. “É com a participação que a gente melhora a escola; é necessário chegar com a postura de querer ajudar”, frisou a secretária.

Todos os segmentos do Conselho Escolar estavam presentes na formação – professores, pais, alunos, comunidades e funcionários. A responsabilidade da palestra ficou por conta das facilitadoras do Comitê de Gestão Democrática, Sueny Barkokebas e Vera Scheidegger. A primeira palestrante, que também faz parte do Forúm Nacional de Fortalecimento de Conselheiros Escolares, vinculado ao Ministério da Educação (MEC), explicou as atribuições da família, da escola e do Conselho Escolar. Já Vera Scheidegger enfatizou que a falta de acompanhemento da família na escola pode contribuir para um menor rendimento no ensino.

Conselheira do segmento “Comunidade” da Escola Municipal Cecília Meireles, do bairro da Macaxeira, Rosemery de Andrade participa do grupo pela terceira vez. “Fui eleita duas vezes no segmento pais e hoje atuo no segmento ‘Comunidade’. Essas formações sempre abrem nossa mente”, afirmou.