NOTÍCIAS

| 19.03.12 - 17h36

Varredura preventiva da PCR segue para o bairro da Guabiraba

Esta é a terceira localidade que irá receber diversas ações e serviços, com o objetivo de reduzir riscos nas áreas altas da cidade

A Operação Inverno 2012 avança ainda mais, com a chegada da varredura preventiva em mais uma localidade do Recife. Nesta terça-feira (20), a Prefeitura levará ao Córrego da Loura (Guabiraba), várias medidas que visam à preparação da cidade para o período de chuvas. A partir das 9h, diversos órgãos municipais, percorrerão algumas ruas do local, realizando uma série de ações e serviços integrados, com o objetivo de reduzir riscos e identificar, antecipadamente, situações que possam gerar casos de deslizamento. Receberão as ações da varredura as seguintes ruas: Córrego da Loura, Assaituba, Aveiro, Marmori, Umirim, Coreal, Itatubab e Ubaúna.

Esta é a terceira etapa das varreduras preventivas, que tiveram início na semana passada e já passaram pelo Alto do Eucalipto e Jordão Alto. Elas seguem até o dia 29 deste mês e irão beneficiar um total de seis localidades, que irão receber um conjunto de ações e serviços, com foco principal nas áreas de risco alto e muito alto. Nesses locais, são realizadas vistorias técnicas, colocação de lonas plásticas, desobstrução de canais, canaletas e galerias, remoção de entulhos, capinação, corte de árvores de grande porte, combate à proliferação da dengue e de roedores. Quando necessário, também serão feitas a autuação e notificação de situações irregulares, apreensão de material, demolição de edificações em situação de risco potencial ou iminente, além do apoio e acolhimento às famílias que venham a ser removidas de imóveis em risco.

Durante as varreduras, também são realizadas as ações educativas (ou comunicação de risco). Técnicos da Codecir e do Programa Parceria nos Morros, com o apoio da Cruz Vermelha, visitam as casas, conversando com os moradores e distribuindo cartilhas, fólderes e ímãs de geladeira entre a população. São levadas orientações sobre práticas seguras nas áreas de risco, evitando, assim, ocorrências como deslizamentos e alagamentos. Nas publicações distribuídas pelos agentes, estão o papel desempenhado pela Defesa Civil, assim como orientações sobre a destinação correta da água utilizada na residência e do lixo; o que plantar e o que não plantar nas barreiras e o que fazer em caso de deslizamentos.

Um total de 100 profissionais participam das ações. Fazem parte das varreduras a Codecir, Dircon, Emlurb, Guarda Municipal, CTTU, Iasc, Programa Parceria nos Morros, secretarias municipais de Saúde e Meio Ambiente, além da Cruz Vermelha.