NOTÍCIAS

Cultura | 19.03.15 - 09h52

Secretaria de Educação do Recife inaugura espaço de leitura para professores e servidores

A iniciativa é voltada a docentes da rede e a servidores do Centro Administrativo Pedagógico. O objetivo é estimular e ampliar o contato dos profissionais com os livros. (Foto: Lú Streithorst/PCR)


Os professores da Rede Municipal de Ensino do Recife terão à sua disposição mais uma ferramenta para imergirem no universo literário. A Secretaria de Educação do Recife inaugurou, nesta quarta-feira (18), o Espaço de Leitura Estrela da Vida Inteira, que fica no Centro Administrativo Pedagógico (CAP) da Secretaria, na Ilha do Leite. O local disponibiliza cerca de três mil livros aos docentes e também aos funcionários do CAP. A iniciativa faz parte do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores (PMBFL). Os empréstimos de livros devem começar em abril, mas o espaço já está aberto para visitação.

O objetivo é proporcionar um novo acervo de títulos para estimular a leitura. Quem fizer o cadastro poderá alugar as obras individualmente ou através das chamadas "malinhas da leitura", que se resumem a um pacote surpresa com 12 peças literárias, previamente escolhidas pelos próprios funcionários do espaço. O nome Espaço de Leitura Estrela da Vida Inteira foi escolhido por meio de enquete, com funcionários e professores da rede, e homenageia uma das obras do escritor recifense Manuel Bandeira.

Nesta quarta, alunos, docentes e servidores se reuniram na sede do centro administrativo para celebrar o espaço Estrela da Vida Inteira. Em meio à contação de histórias e apresentações artísticas que celebravam a vida e a obra de Manuel Bandeira. Para Ivana Cavalcante, coordenadora do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores, a abertura do espaço deve contribuir, inclusive, para levar os prazeres da leitura também ao ambiente familiar. "Esse é uma ação que não deve ficar restrita a este lugar. Como os profissionais têm a possibilidade de levar os livros e as malinhas para casa, proporcionamos a professores, servidores e seus familiares um alargamento desse universo literário. O que fazemos aqui é apenas apresentá-los aos encantamentos da leitura. Nosso objetivo é ir para ainda mais longe", declarou.

A iniciativa foi aprovada pelos docentes. "Para nós, professoras de biblioteca, esse espaço vai ser fundamental. Agora vai ficar bem mais fácil o acesso a um livro que, por exemplo, não tínhamos na nossa escola. Essa vai ser uma ferramenta muito eficaz para despertar, ou redespertar, o prazer da leitura", avalia a professora Isabel Vasconcelos, da Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus, localizada nos Torrões.

PROGRAMA - O Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores se propõe a estimular uma série de atividades ligadas à leitura e à produção textual nas unidades de ensino da Rede Municipal. A equipe do PMBFL também se dedica a ações que englobam desde a infraestrutura das bibliotecas escolares, passando pela distribuição de livros entre os estudantes e até a realização de atividades pedagógicas. O programa já conta com 182 espaços de leitura espalhados pelas escolas da rede pública de educação.