NOTÍCIAS

Infraestrutura | 19.03.16 - 15h00

Prefeito Geraldo Julio acompanha mutirão de serviços na Várzea

img_alt

Comunidade Cosme e Damião recebeu ações de saúde, educação, cidadania, limpeza e manutenção urbana promovidas por vários órgãos e secretarias municipais. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

A Prefeitura do Recife promoveu na manhã deste sábado (19) mais um mutirão integrado envolvendo diversas secretarias e órgãos com o objetivo de oferecer ações e serviços em um mesmo local. A iniciativa ocorreu na comunidade Cosme e Damião, na Várzea, com a oferta de serviços de saúde, educação, cidadania, limpeza e manutenção urbana. O prefeito Geraldo Julio circulou nos locais onde aconteceram as ações, que também contaram com uma parceria com o Exército para orientações no combate ao mosquito Aedes aegypti. A Prefeitura define locais, junto à população, que necessitam receber ações como esta e monta um verdadeiro núcleo para a execução dos serviços.

“A gente pôde oferecer serviços importantes, como orientações contra o Aedes aegypti, orientações sobre escovação, exames de mamografia, emissão de documento, em mais um mutirão promovido pela Prefeitura. Na rua os serviços de limpeza e manutenção”, detalhou Geraldo. O prefeito ainda aproveitou a visita à comunidade para vistoriar um terreno que futuramente se transformará em uma praça. A Emlurb já está desenvolvendo o projeto. “É um terreno que virou ponto crítico de lixo e um local propício para o consumo de drohas, nós vamos transformar em uma praça. A população vai poder utilizar a área assim que for concluída”, acrescentou.

As atividades principais ocorreram com a participação de profissionais da Secretaria de Saúde do Recife, Emlurb e Exército, no combate ao mosquito Aedes aegypti. Serviços de capinação, limpeza, coleta e transporte de lixo e resíduos sólidos, bem como atividades de educação ambiental, reforço na iluminação com implantação de luminárias, além da reposição de tampas, limpeza e desobstrução da rede de drenagem foram realizadas pela Emlurb. 

“A gente estava precisando de um atendimento como este aqui em Cosme e Damião. Aqui eu fiz muitos serviços de saúde de uma vez só e acho importante isso”, disse a moradora, Severina Lourenço da Cruz. Foram ofertados exames no mamógrafo móvel, aferição de pressão arterial, orientações sobre saúde bucal, DST/Aids, distribuição de preservativos e de material educativo sobre diversas doenças. Para controle do mosquito Aedes aegypti, estiveram em campo mais de 30 profissionais, incluindo asaces, soldados do Exército e agentes da Emlurb. 

SAÚDE EM TODO O LUGAR - A  Secretaria de Saúde do Recife, por meio dos Distritos Sanitários, realiza ações no território com a presença dos profissionais das Unidades de Saúde da Família e instituições parceiras, objetivando levar serviços e informações de saúde às diversas comunidades da cidade. As ações de prevenção e promoção à saúde são realizadas nos bairros e comunidades - praças, parques, escolas, mercados públicos, estádios de futebol -, nas salas de espera das unidades de saúde da família, nos programas e eventos realizados pela Prefeitura do Recife - Recife de Coração, Recife Bom de Bola, Lazer na Rua, Ciclofaixa. No mês de fevereiro foram realizadas 206 ações de saúde, em 97 comunidades, com 40,5 mil  participantes, alcançando 197  pessoas por ação. 

BALANÇO - De 28 de novembro de 2015 até agora, foram vistoriados mais de 44.514 mil imóveis nos mutirões de final de semana. As ações aconteceram nos bairros da Cohab, Morro da Conceição, Espinheiro, Ibura, Nova Descoberta, Jordão, Dois Unidos, Linha do Tiro, Recife Antigo (Comunidade do Pilar), Santo Antônio, Jardim São Paulo, Várzea, Brasília Teimosa, Boa Viagem, Joana Bezerra, Bongi, Estância, Vasco da Gama, Macaxeira, Alto do Mandu, Monteiro, Areias, Arruda e Bomba do Hemetério, Alto José Bonifácio, Imbiribeira, Cidade Universitária. Em 2015, os asaces fizeram mais 2,2 milhões de visitas no Recife. Em 2016, foram vistoriados mais de 313 mil imóveis residenciais, comerciais e prédios públicos até o momento.