Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 19.03.24 - 21h23

Casa Empodera Mulher recebe arte urbana do Programa Colorindo o Recife

img_alt

Ação promovida pela Secretaria da Mulher, em parceria com a Secretaria Executiva de Inovação Urbana, faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher (Foto: Wagner Ramos/PCR)

A Secretaria da Mulher continua com sua programação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8. Nesta segunda-feira (18), em parceria com a Secretaria Executiva de Inovação Urbana do Recife, foi inaugurado um mural de arte na fachada da Casa Empodera Mulher, no bairro de Santo Amaro. Com o tema “Mulheres: Raízes Fortes, Presente de Luta, futuro de igualdade”, a Prefeitura realiza durante todo o mês de março uma série de ações voltadas para a promoção da autonomia financeira e prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. A programação pode ser conferida no Instagram da secretaria @secmulherecife. 

 

“É muito bom poder receber, através da parceria com Inovação Urbana, essas duas artistas, que trouxeram arte e cor para a Casa Empodera, onde também está sediado o Conselho da Mulher. É uma arte para todas as mulheres do Recife. Além disso, durante todo o mês a secretaria vai realizar ações em todo o território, com parceria de outras secretarias. É um mês que temos muito o que comemorar. Foram muitos avanços tanto na área de prevenção e enfrentamento a violência como na área de fortalecimento sócio político e econômico das mulheres”, afirmou a secretária da Mulher do Recife, Glauce Medeiros. 

 

Por meio do Programa Colorindo o Recife, realizado pela Secretaria Executiva de Inovação Urbana, a casa recebeu revitalização artística na fachada, que mede em torno de 100 m².  Criada pelas artistas Miss e Mica, a arte buscou representar os valores do trabalho realizado no espaço, que estimulam a autonomia e independência da mulher, bem como encorajar o empreendedorismo feminino. “O mural buscou trazer o conceito da importância da luta feminista interseccional na construção ativa das mulheres e pessoas alinhadas ao feminino, através do movimento e agrupamento de personas femininas marchando em uma direção. Todas, dentro de suas pluralidades e diversas formas de mulheridade, sem etarismos, se juntam por um objetivo comum: a liberdade”, destacou a artista Miss. 

 

"Já o mural da artista Micaela Almeida, intitulado ""Mulher em Retomada de Si", retratou a busca da mulher por si mesma, o autoempoderamento e a busca pela liberdade, encapsulado pela célebre frase de Clarice Lispector: "Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome". "Como mulher e artista urbana, fico muito feliz que existam projetos de arte urbana que incluam mulheres, porque sabemos o quanto é difícil ser uma artista mulher neste meio. Existem muitos machismos ainda que precisamos enfrentar, muitas situações que tentam apagar nossa história e diminuir nosso trabalho. É uma potência muito grande trazer minha arte para essa casa que acolhe mulheres em diversas situações. Eu coloquei muita potência aqui nessa arte e espero que seja um símbolo de força e resistência para outras mulheres também”, conta Micaela.

 

CASA EMPODERA MULHER - Localizada na Rua Bernardo Guimarães, 470, Santo Amaro, a Casa Empodera Mulher nasceu com intuito de receber projetos que atuem na área da promoção de direitos, empoderamento sócio-político e econômico, entendendo que tais aspectos são fundamentais para a quebra do ciclo de violência e o fortalecimento de mulheres recifenses. O local abriga também o Conselho da Mulher. A casa sediou o Centro de Referência Clarice Lispector desde a sua implementação até agosto de 2021 e ainda hoje é referência para mulheres que passaram pelo serviço recebendo, muitas vezes, mulheres em busca de atendimento.

 

PALESTRA - Na manhã desta segunda-feira, estudantes do 8º Ano da rede municipal do Recife se reuniram no Centro de Formação Professor Paulo Freire, na Madalena, para uma manhã de muito aprendizado com o seminário ‘Semeando o Futuro - Construindo Igualdade’. A ação ocorreu em parceria com a Secretaria de Educação e a Secretaria Executiva de Juventude.

 

Mais de cem estudantes das Escola Municipais Nilo Pereira, Costa Porto, Antônio de Brito, Cicero Franklin e Escola Municipal da Mangabeira participaram do encontro. Além de apresentação cultural, os estudantes participaram de discussões sobre Gênero e Relações Abusivas e Estatuto da Juventude. A ação faz parte do mês de programação da Secretaria da Mulher em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.