Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 19.03.24 - 12h56

Plataforma "Recife sem Racismo" fortalece o combate ao preconceito racial na capital pernambucana

img_alt

Iniciativa pioneira da Prefeitura do Recife oferece acolhimento e apoio jurídico às vítimas de racismo e conscientiza sobre a importância da igualdade racial. (Foto: Divulgação/PCR)

 

No dia 21 de março, celebra-se o Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial, uma data importante para refletir e fortalecer as ações de enfrentamento ao preconceito racial em todo o mundo. Em sintonia com esse propósito, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Direitos Humanos,  vem desempenhando um papel relevante no combate ao racismo na capital pernambucana, por meio da plataforma "Recife sem Racismo".

Desde dezembro de 2022, a plataforma está em pleno funcionamento, oferecendo um novo horizonte na promoção da igualdade racial e no suporte às vítimas de discriminação racial na cidade. Acessível pelo site semracismo.recife.pe.gov.br ou pelo aplicativo Conecta Recife, a iniciativa visa conscientizar a população sobre o preconceito racial e os crimes motivados por questões raciais, além de informar sobre os direitos contidos na legislação federal vigente.

O racismo é um fenômeno complexo que afeta diversos aspectos sociais e subjetivos da vida das pessoas. Infelizmente, em nossa sociedade, a dimensão racial tem sido usada para hierarquizar indivíduos, perpetuando o privilégio de pessoas brancas em detrimento da discriminação enfrentada por pessoas negras (pretas e pardas).

Além de oferecer apoio às vítimas, com atendimento psicológico, assistencial e jurídico, a plataforma também possibilita o registro de denúncias de crimes raciais, fornecendo dados estatísticos que embasam o desenvolvimento de políticas de igualdade racial. Ademais, é um espaço de formação e informação sobre a temática étnico-racial.

Com pouco mais de um ano de atuação, a Plataforma "Recife sem Racismo" tem sido fundamental no combate ao racismo na cidade, unindo tecnologia e acolhimento para promover uma sociedade mais justa e igualitária.