Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 19.03.24 - 12h52

Prefeitura do Recife amplia vacinação contra influenza para crianças entre 6 meses a menor de 6 anos de idade

img_alt

Público-alvo corresponde a aproximadamente 87 mil pessoas. Esquema vacinal será de duas doses, com intervalo de 30 dias, para quem está recebendo a vacina pela primeira vez. (Foto: Hugo Aquino/ Sesau)

 

A partir desta terça-feira (19), 170 salas e cinco centros de vacinação da rede municipal começam a aplicar doses para prevenção contra influenza para crianças de seis meses a menor de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias). Além desse público, trabalhadores da saúde e pessoas acima de 60 anos também podem receber o imunizante. ''É fundamental reduzir as chances de complicações, internações e óbitos, e a vacina contra influenza é segura e eficaz. Estamos abrindo toda a rede, incluindo centros de vacinação, para facilitar o acesso, e também oferecer a oportunidade de atualizar todo o calendário vacinal durante a visita aos postos'', informa a gerente do Programa de Imunização do Recife, Nádia Carneiro.

Esta é a 26ª Campanha de Vacinação contra Influenza e a meta é vacinar 90% da população dos grupos prioritários até o fim da campanha, em 31 de maio de 2024. "A gente pede que as pessoas que fazem parte do público-alvo compareçam até alguma unidade de saúde, ou nos cinco centros de vacinação, para receber o imunizante. É importante que a população saiba que a vacina contra gripe é muito importante, porque a influenza também é uma doença que pode se agravar, levando até o óbito", alerta Nádia Carneiro.

A vacinação anual contra influenza é fundamental para garantir uma proteção contínua contra as cepas mais recentes do vírus da gripe. Sua composição é ajustada anualmente para se alinhar às cepas predominantes, devido à capacidade do vírus se modificar ao longo do tempo. Neste caso, foram atualizadas as cepas para o H3N2 e o H1N1 (além deles, o imunizante traz proteção contra Influenza tipo B). Todos os grupos elegíveis estão aptos a tomar a dose, a menos que estejam com doença febris agudas, moderadas ou graves, além de confirmação de covid-19. Nessas situações, recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro.

SINTOMAS E ORIENTAÇÕES – Também conhecida como gripe, a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade no mundo todo, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções expelidas das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar, ou pelo contato das mãos. Por isso, recomenda-se lavar as mãos regularmente e, se estiver com sintomas, fazer uso de máscaras.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS – Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação (CPF), a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos). Parte do público-alvo precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização. Os profissionais das redes públicas e privadas de saúde, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como declaração de vínculo, crachás ou carteira de trabalho.

ONDE VACINAR - Além das 170 salas de vacinação espalhadas por toda a cidade, e que funcionam de segunda a sexta, há mais cinco centros de vacinação, abertos de domingo a domingo. São eles:

- Shopping Recife (9h às 19h): Rua Padre Carapuceiro, 777, Boa Viagem

- Shopping RioMar (9h às 19h): Av. República do Líbano, 251, Pina

- Shopping Tacaruna (9h às 19h): Av. Governador. Agamenon Magalhães, 153, Santo Amaro

- Shopping Boa Vista (9h às 19h): Rua do Giriquiti, 48, Boa Vista

- Centro de Saúde Ermírio de Moraes (8h às 18h): Av. 17 de Agosto, 2388, Casa Forte

ASSUNTOS: