NOTÍCIAS

Cultura | 19.04.11 - 14h46

Prefeitura do Recife adota novas ações contra chuvas

O prefeito do Recife em exercício, Milton Coelho, em contato por telefone com o prefeito João da Costa, que está em viagem, definiu novas ações de combate aos efeitos das chuvas na capital pernambucana. As medidas foram discutidas com os secretários e assessores envolvidos na Operação Inverno, durante uma reunião na manhã desta terça-feira (19).

Foram adotadas medidas para garantir a fluidez do trânsito e a tranquilidade do cidadão em todo o município. Entre elas está o deslocamento de mais 100 guardas patrimoniais para o monitoramento do tráfego, elevando o efetivo de agentes de trânsito para 450 guardas. A Prefeitura também garantiu junto ao Governo do Estado, o reforço do policiamento do Batalhão de Trânsito (BPTran) nas principais vias.

Para minimizar os problemas gerados pela falta de energia na rede de semáforos, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) começou a implantar baterias portáteis (no breaks) que estavam em fase de teste. A proposta é a colocação de 40 equipamentos.

Emergencialmente, a CTTU também ampliará o número de equipes de manutenção semafórica de seis para 14. Já as baterias dos veículos usados pelos técnicos auxiliarão no caso da falta de energia, até o restabelecimento do fornecimento pela rede da Celpe.

Também houve o reforço das ações de combates a alagamentos. A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) teve a equipe ampliada de 150 para 200 homens. Todos envolvidos em atividades de limpeza de galerias, operação Tapa-buraco, iluminação pública e poda de árvores.

Codecir - As chuvas do mês de abril no Recife ultrapassaram a média histórica para o período (325,7mm). Até a última segunda-feira (18), já foram registrados 347,7 milímetros. Na tarde desta terça (19), a Prefeitura, junto com o Corpo de Bombeiros, realiza um sobrevôo nas áreas de morros e alagados da cidade.

Além disso, as seis regionais da Codecir estão com equipes em campo. Com o apoio do Exército, 75 homens realizam a colocação de lonas nos pontos críticos. Qualquer emergência, a população pode acionar o 08000813400, a ligação é gratuita e funciona durante 24 horas.