NOTÍCIAS

Cultura | 19.04.12 - 12h30

Beneficiários do Bolsa Escola visitam o Instituto Ricardo Brennand

Por Edgar Lima

Na tarde desta quinta-feira (19), a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), através do programa Bolsa Escola Municipal, promove uma visita ao Instituto Ricardo Brennand, no bairro da Várzea. Cerca de 50 mães e pais de estudantes da Escola Municipal Antonio de Brito Alves, no bairro de Afogados, participarão da atividade.

A ação, promovida por uma parceria da Prefeitura do Recife com o Instituto Ricardo Brennand, faz parte do processo de inclusão social e cultural das mães beneficiárias do Programa Bolsa Escola Municipal, através da democratização dos espaços públicos.

Essa é a segunda visita ao Museu de Armas, no Castelo São João, local criado pelo colecionador pernambucano Ricardo Brennand, que há mais de cinqüenta anos vem adquirindo obras de arte das mais diferentes procedências e épocas, cobrindo um espaço de tempo entre os séculos XV e XXI, com peças provenientes da Europa, Ásia, América e África. Coleções de pintura brasileira e estrangeira, com destaque para a maior coleção privada do pintor holandês Frans Post, armaria, tapeçaria, artes decorativas, escultura e mobiliário são algumas das artes que fazem parte do acervo histórico do Castelo.

O Instituto foi criado em 2002 e vem desenvolvendo programas educativos para escolas da educação Infantil ao Ensino Médio das redes públicas e privada do Estado, onde os visitantes podem participar de atividades culturais, ciclo de debates, cursos e encontros que visam a formação de públicos diversos por meio da educação do olhar.

Saiba mais – O Programa Bolsa Escola Municipal (PBEM) proporciona, durante todo o ano, uma série de atividades socioeducativas direcionadas aos beneficiários. O programa não se restringe ao pagamento de uma bolsa de estudos. Ele também promove a inclusão de beneficiários e seus responsáveis aos espaços de cultura e lazer do Recife, através de idas ao teatro, passeios ecológicos pelo rio Capibaribe, aulas-concertos com a Orquestra Sinfônica do Recife e palestras sobre temas diversos como violência familiar, combate e prevenção às drogas no projeto Escola para Pais.