Escola municipal realiza passeio ciclístico neste sábado
Estudantes da unidade educacional João XXIII vão mostrar que estão antenados com a questão do transporte alternativo
No próximo sábado (21), os estudantes da Escola Municipal João XXIII vão mostrar que estão antenados com a questão do transporte alternativo. Cerca de 300 alunos, dos 11 aos 14 anos, participarão de um passeio ciclístico, com saída prevista para as 8h, da sede da escola, que fica na Estrada do Caiara, no bairro da Iputinga. Os ciclistas darão a volta no canal do Conoco, no Engenho do Meio.
O evento faz parte do projeto “1º Bike Escola – Porque a sala de aula é um mundo”, que tem o objetivo de conscientizar os estudantes sobre a importância do uso da bicicleta, enquanto transporte alternativo. A unidade educacional vem trabalhando a temática desde a última segunda-feira (16), através de palestras e discussões sobre o uso adequado das bikes. Um dos organizadores do Movimento Bicicletada, Fred Maranhão, alertou os estudantes sobre a educação no trânsito, em palestra realizada na escola.
O percurso será o seguinte: os estudantes sairão da Avenida Mário Álvares Pereira de Lima, seguirão pela Rua Professor Joaquim Xavier de Brito, Rua Cláudio Brotherhood, Avenida Forte Arraial Novo do Bom Jesus, até a Avenida Caxangá. Durante o trajeto será realizado o sorteio de diversos brindes para ciclistas, bem como o sorteio de uma bicicleta, doados por parceiros da escola.
Na próxima semana, os alunos aprenderão um pouco mais sobre trânsito e bicicletas com a equipe educativa do Batalhão de Trânsito (BPTRAN). ”Os alunos estão muitos empolgados. Muitos usam bicicleta como meio de transporte, já que moram próximo à escola”, afirma a vice-dirigente da unidade, Rosângela Neves.
Bicicletada - é um movimento no Brasil e em Portugal inspirado na Massa Crítica, onde ciclistas se juntam para reivindicar seu espaço nas ruas. Não existe um objetivo central, mas diversos objetivos sempre decididos pelos participantes. No entanto um mote em geral une os adeptos. A Bicicletada serve para divulgar a bicicleta como um meio de transporte, criar condições favoráveis para o uso deste veículo e tornar mais ecológicos e sustentáveis os sistemas de transporte de pessoas, principalmente no meio urbano. A idéia é deixar claro aos motoristas que a bicicleta é apenas mais um componente da mobilidade urbana e que merece o devido respeito.