NOTÍCIAS

Cultura | 19.04.12 - 16h06

Relação Família-Escola é mote para debate nesta sexta-feira

O assunto será discutido com pais, mães ou responsáveis por beneficiários do Bolsa Escola Municipal, na 3ª Vara da Infância e da Juventude

A Relação Família e Escola e a Questão da Negligência será o tema debatido na terceira palestra do Projeto “Escola para Pais e Filhos”, nesta sexta-feira (20), às 14h, no Auditório Oscar Pereira, da 3ª Vara da Infância e da Juventude, na Rua Fernandes Vieira, 405 - Boa Vista. O palestrante será o Conselheiro Tutelar da Região Político-Administrativa (RPA) 3, Gerailson Ribeiro.

Mães, pais ou responsáveis por estudantes da Escola Municipal Luiz de Camões (RPA 6), beneficiários do Programa Bolsa Escola Municipal, são o público-alvo. A palestra desta sexta-feira faz parte de uma série de 18, organizadas pelo Programa Escola que Protege, da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife, em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco. As reuniões reforçam a promoção de ações educativas e preventivas para reverter a violência praticada e sofrida pelas crianças e adolescentes. Por isso os encontros são direcionados aos pais – num total de nove palestras – e aos filhos, que participam das outras nove, separadamente e de forma lúdica.

O Programa Escola que Protege coloca a escola na condição de integrante do Sistema de Garantia de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Foi criado em 2005 pela Prefeitura do Recife para acolher crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica, trabalhando a questão da inserção socio-cultural e valorização da autoestima dos nossos jovens. Profissionais de educação qualificados identificam sinais de maus-tratos no comportamento de seus (as) alunos(as) e notificam à Rede de Proteção Integral, para que esta tome as providências cabíveis, visando à interromper a violência, abuso e exploração sexual/comercial de menores, responsabilizando os violadores.

Outros órgãos e secretarias municipais trabalham em conjunto na realização dos encontros do Escola Para Pais e Filhos, como a Coordenadoria de Defesa Civil (Codecir); Bolsa Escola Municipal, Diretoria de Alimentação Escolar (Dial) e Grupo de Trabalho em Educação das Relações Étnico-Raciais (GTERÊ), os três da Secretaria de Educação; as palestras contam também com a contribuição fundamental das secretarias de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), Assistência Social/Iasc e Saúde. Já as parcerias incluem o Corpo de Bombeiros, a Rede de Proteção Social e o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).