Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Cultura | 19.04.13 - 17h37

Domingo tem Ciclofaixa de Turismo e Lazer

[caption id="attachment_33454" align="alignnone" width="680"] A Ciclofaixa está disponível para a população sempre aos domingos e feriados, das 7h às 16h. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

A Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife está conquistando, a cada domingo, mais e mais usuários. Desta forma, a Prefeitura do Recife, por meio das Secretarias de Turismo e Lazer e de Mobilidade e Controle Urbano, deve ampliar o percurso que garante um passeio por diversos pontos turísticos do município. Até o momento existe a Rota da Zona Sul, que parte do Parque Dona Lindu, e a Rota da Zona Norte, que tem início na altura do Mercado Público de Casa Amarela.

As duas rotas têm convergência no Marco Zero, localizado no Bairro do Recife. A criação de mais uma rota deve acontecer até o fim deste semestre. “A aceitação da Ciclofaixa está sendo muito grande e, por isso, vemos a necessidade de ampliação do projeto. Até julho teremos uma nova rota que também irá convergir no Recife Antigo”, afirmou o secretário de Turismo e Lazer, Felipe Carreras.

Cerca de 20 km de Ciclofaixa ligam a Zona Norte à Zona Sul do Recife, num trajeto devidamente sinalizado. A Ciclofaixa está disponível para a população sempre aos domingos e feriados, das 7h às 16h. Para garantir a segurança dos ciclistas e usuários da Ciclofaixa, o percurso separa uma faixa de 2,5 metros, funcionando como uma pista de mão dupla. Quatro mil cones são colocados para garantir esse espaço. Veículos que trafegarem próximo à Ciclofaixa devem se atentar para a velocidade máxima que é de até 40 km/hr.

Para evitar retenção do trânsito, os motoristas devem optar por rotas alternativas. Para quem vem da Zona Sul, o ideal é pegar o caminho pelo bairro da Imbiribeira, seguindo pela Avenida Mascarenhas de Moraes, onde pode ter acesso ao bairro de Afogados. Por este caminho, é possível passar pelo Largo da Paz, tendo acesso a Estrada dos Remédios, que tem continuação pela Avenida Visconde de Albuquerque e Rua José Bonifácio. Neste ponto, o motorista já pode ter acesso à Jaqueira, Parnamirim, Aflitos, Rosarinho e demais bairros da Zona Norte.

Já para quem vem da Zona Norte sentido Zona Sul, deve optar pela Rua Real da Torre, onde tem acesso ao bairro da Madalena e em seguida ao bairro de Afogados. Em seguida, passando a Ponte Motocolombó, o motorista já está na Avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira, onde tem acesso aos bairros de Boa Viagem, Piedade e todo o Litoral Sul. Outra opção para o condutor fazer o deslocamento no eixo Olinda/Boa Viagem é seguir pela Avenida Agamenon Magalhães. Apenas um trecho de duas quadras da via local da Agamenon, no sentido Olinda/Boa Viagem, estará com uma faixa destinada às Ciclofaixas.

ÁREAS DE LAZER

O Bairro do Recife tem ruas reservadas para a prática de atividades esportivas como skates, patins, patinetes, bicicletas e outros modais, aos domingos. Sempre das 7h às 17h (uma hora a mais que a Ciclofaixa), as Avenidas Rio Branco, Marquês de Olinda e Alfredo Lisboa, se transformarão em uma grande área de lazer.

Outro local também reservado para prática esportiva, aos domingos, é a Rua Dona Ana Xavier, localizada em Casa Amarela. Esta já é conhecida e aprovada por skatistas que começaram a utilizá-la com o apoio da Prefeitura desde o dia 14 deste mês. A ação é realizada pela Prefeitura do Recife.