NOTÍCIAS

Cultura | 19.04.13 - 15h58

Prefeitura do Recife monta esquema especial para Clássico entre Santa Cruz e Náutico

[caption id="attachment_33445" align="alignnone" width="680"] Participam da ação agentes da CTTU, fiscais da Secretaria-Executiva de Controle Urbano, além de guardas municipais. (Foto: Reprodução/Google Maps)[/caption]

Neste domingo (21), acontece o clássico entre Santa Cruz e Náutico, às 16h, no Arruda, em partida válida pela 1ª rodada da semifinal do Campeonato Pernambucano 2013. Para assegurar a mobilidade e segurança dos torcedores, a Prefeitura do Recife realiza operação especial no entorno do estádio. Participam da ação a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e a Guarda Municipal.

O fluxo no trânsito e deslocamento dos torcedores, entre pedestres e motoristas, será garantido através de esquema de circulação especial montado pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). Ao todo, um efetivo de 40 agentes de trânsito participará da operação. O trabalho começa com o pré-jogo, às 10h, e segue até as 16h, com o apoio de 15 agentes de trânsito. A partir das 13h, o monitoramento recebe o apoio de mais 25 agentes, que irão atuar até as 19h.

A primeira intervenção no trânsito vai ser na Rua das Moças e Avenida Professor José dos Anjos (entre a Rua Petrolina Botelho e Avenida Beberibe), onde o tráfego de veículos será proibido. Depois, se houver necessidade, os agentes de trânsito vão ampliar as intervenções, com a transformação da Avenida Beberibe em mão-única, no sentido cidade-subúrbio.

Caso a Avenida Beberibe seja fechada, serão montados três pontos de bloqueio e indicados os desvios para os condutores. No sentido subúrbio-cidade, o fluxo de veículos da Avenida Beberibe será desviado pela Estrada Velha de Água Fria. Já no sentido contrário, os ônibus vão alterar o itinerário seguindo pela Rua Fernando César, depois pela Avenida Norte e Estrada Velha de Água Fria. Os carros particulares devem pegar a Rua Men de Sá. A previsão é de que o trânsito volte ao normal cerca de meia hora após o fim do jogo.

Recomendações – A CTTU aconselha o torcedor a chegar cedo ao estádio para evitar retenções e corre-corre. O ideal é deixar o carro em casa e utilizar o transporte coletivo. Outra opção para o torcedor é ir em grupo em um mesmo veículo para assistir ao jogo. Os condutores também devem estar atentos à sinalização que proíbe estacionamento. A fiscalização será rigorosa e o veículo flagrado sobre calçadas ou em fila dupla corre o risco de ser rebocado. Já o motorista pode ser multado em R$127,69, além de ter cinco pontos na Carteira de Habilitação.

Controle Urbano - A partir das 8h deste domingo (21), a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), através de agentes da Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon), começam a bloquear cruzamentos no entorno do Estádio do Arruda. Serão interditados oito cruzamentos nas proximidades do estádio e em cada bloqueio, estarão fixos dois agentes da Gerência de Apreensão (Geap), monitorando a área com o fim de evitar a instalação de ambulantes. Além disso, 16 agentes estarão dentro da área de proibição, apreendendo produtos caso o bloqueio seja ultrapassado. Vinte e cinco guardas municipais vão dar apoio à ação. De acordo com a Geap, desde o início dos bloqueios, nenhum material precisou ser apreendido já que os ambulantes estão respeitando o limite estabelecido.