NOTÍCIAS

Cultura | 19.04.13 - 18h05

Prefeitura garante apoio à 65ª reunião anual da SBPC

[caption id="attachment_33462" align="alignnone" width="680"] O tema da reunião deste ano da SBPC é "Ciência para o Novo Brasil". (Foto:Inaldo Lins/PCR)[/caption]

O prefeito Geraldo Julio reforçou o apoio do município à realização da 65ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que terá lugar na capital pernambucana em julho deste ano. Ao receber a equipe da presidente nacional da entidade, Helena Nader, em seu gabinete, na tarde desta sexta-feira (19), Geraldo garantiu que a Prefeitura está à disposição para organizar o trânsito e apoiar as atividades culturais do evento. Os mais de cinco mil professores da rede municipal também têm participação assegurada nos minicursos, oficinas, palestras, conferências e exposições científicas, que valem como formação continuada.

“Queremos ser parceiros da SBPC, principalmente no que diz respeito à inclusão de mais e mais pessoas no evento. Podem contar conosco no que pudermos ajudar”, ressaltou Geraldo Julio. O tema da reunião deste ano da SBPC é "Ciência para o Novo Brasil", que demonstra a intenção de popularizar e valorizar a produção científica nacional e inseri-la no cotidiano dos cidadãos. Estima-se que 20 mil pessoas inscrevam-se para ter acesso aos eventos na UFPE, todos com entrada gratuita.

Será a terceira vez em 20 anos que a reunião anual da SBPC aporta na capital de Pernambuco. A presidente nacional da SBPC espera que a participação do público seja ainda maior que a da última edição, em 2013. “Além de trazer para o Recife o que há de mais novo nas diferentes áreas do conhecimento, das ciências humanas às exatas, desejamos envolver a população. Queremos que as pessoas entendam que a ciência está no seu dia a dia, desde o momento em que consome um copo de água até quando fala ao celular ou assiste à TV”, explicou Helena Nader.

Para o professorado da rede municipal, será uma oportunidade de ter contato com as mais recentes descobertas de suas áreas de atuação, avalia o secretário de Educação do Recife, Valmar Corrêa de Andrade. “É um momento de formação continuada, no qual os professores terão contato com um quantitativo elevado de trabalhos científicos e, assim, trabalhar para aplicar esses conhecimentos em sala de aula”, sublinhou.

Crianças e adolescentes que estudam na rede municipal de ensino do Recife também terão acesso às palestras e exposições, mas também contam com ações voltadas exclusivamente para eles. É o caso da mostra de ciência e tecnologia Expotec e da SBPC Jovem, que mostram como se desenvolvem iniciativas científicas do país inteiro – do Programa Espacial Brasileiro até as novas técnicas de exploração do petróleo em águas profundas.