Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 19.04.16 - 16h13

Estudantes prestigiam Concertos para a Juventude no Santa Isabel

img_alt

Projeto coordenado pelo maestro Marlos Nobre com participação da Orquestra Sinfônica do Recife (Foto: Cortesia)

 

Uma oportunidade para ver de perto, aquilo que eles só sabiam que existia pela TV. Assim foi a manhã desta terça-feira (19) para dezenas de alunos da rede pública que participaram da segunda edição do projeto Concertos para a Juventude, no Teatro de Santa Isabel, no Recife. A proposta idealizada pelo maestro Marlos Nobre, com a participação da Orquestra Sinfônica do Recife, acontece uma vez por mês com entrada franca ao público.

Segundo Marlos Nobre, a idéia é facilitar aos jovens que não tem tanto acesso a esse tipo de arte, a possibilidade de conhecer e apreciar a música sinfônica: “A maioria não tem oportunidade de ouvir essa música. Os meios de comunicação hoje só focam nas eletrônicas, que possuem uma batida só. Hoje já se sabe que a música de concerto faz bem ao cérebro, tem uma função terapêutica. É esse outro lado que quero trazer para eles”, destaca o maestro.

E a garotada correspondeu à proposta. No palco, os músicos da OSR executaram os acordes do bailado “Maracatu de Chico Rei”, a “Dança de Chico Rei e da Rainha N’Ginga”, do brasileiro Francisco Mignone; a “Abertura Festival Acadêmico” do compositor alemão Johannes Brahms; e a “Sinfonia nº 8” de Beethoven, intermediados por um bate papo com o maestro Marlos Nobre que ia contando fatos curiosos sobre os autores ou as peças. Na platéia, olhos e ouvidos atentos e aplausos entusiasmados ao final de cada número apresentado.

As alunas da EREM Engenheiro Lauro Diniz, do Ipsep, Hirllana Gabriela, de 16 anos, e Maria Tereza Dionísio, de 15 anos, não escondiam o encantamento com a apresentação. Ambas assistiam ao concerto da Orquestra Sinfônica do Recife pela primeira vez ao vivo e estavam extasiadas. “Eu fiquei arrepiada. Foi Maravilhoso!”, afirmou Hirllana. Sentimento similar teve Maria Teresa: “eu só conhecia a Orquestra pela TV, mas pessoalmente é muito melhor!”, ressaltou.

O projeto Concertos para a Juventude é realizado uma vez por mês, sempre na terça-feira que antecede a apresentação oficial da Orquestra Sinfônica do Recife. Ele acontece no Teatro de Santa Isabel, às 10h, com entrada franca ao público.