NOTÍCIAS

Planejamento Urbano | 19.04.16 - 17h01

II Oficina Participativa reúne moradores do Jordão e do Ibura

img_alt

A contribuição dos moradores será incorporada ao trabalho dos técnicos do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, órgão de planejamento urbano da Prefeitura do Recife e responsável pela organização das oficinas. (Foto: Carlos Augusto/PCR)

 

A segunda Oficina Participativa para construção do Plano de Mobilidade Urbana do Recife contou com a participação de cerca de 50 moradores dos bairros do Jordão e Ibura (Microrregião 6.2). A atividade aconteceu na manhã de hoje (19), na Escola Estadual Eneida Rabello (Jordão Alto). Outras 16 oficinas acontecerão contemplando, assim, uma escuta que envolverá as 18 Microrregiões do Recife. A próxima acontecerá no dia 25/04, na Escola Estadual São Francisco de Assis, no bairro do Arruda. As oficinas são organizadas pelo Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS), órgão de planejamento urbano da Prefeitura do Recife. 

Todos os participantes que estiveram na oficina de hoje ajudaram os técnicos do Instituto a compreender em detalhes as dificuldades vivenciadas na mobilidade dentro desses dois grandes bairros da cidade. Divididos em grupos, os moradores do Jordão e do Ibura deram suas opiniões sobre o comportamento dos motoristas ao transitar pelas ruas dos bairros; as dificuldades enfrentadas pelos ciclistas, uma vez que muitos usam esse meio de locomoção para ir ao trabalho ou para circular nas proximidades de casa; a qualidade e a oferta do transporte público e os obstáculos encontrados para andar a pé. 

Questões como segurança, velocidade dos carros e motos pelas ruas, sinalização e a limpeza urbana foram lembradas como itens importantes que devem ser levados em consideração na construção do Plano de Mobilidade. Moradora do Jordão Baixo há seis anos, a vendedora Júlia Muller (29) diz que a educação da população também precisa de cuidados. "É preciso que os moradores se unam e ajudem. Precisamos sempre de participar das reuniões como essas. A iniciativa da prefeitura em ouvir a gente é importante, mas não é a única coisa. Um bairro não se transforma sozinho, precisa de todos ajudando a mudar", disse Júlia considerando a educação um dos pontos mais relevantes. 

Ao realizar as Oficinas Participativas, o Instituo busca ouvir a população e usar as sugestões e críticas como insumos aos trabalhos técnicos já iniciados para a formulação do Plano de Mobilidade da capital. Esta atividade é parte integrante do cronograma que integra as etapas de elaboração do plano. 

"Tivemos um número interessante de participantes nesta manhã de trabalho e foi muito produtivo. É importante levar conosco as impressões, sugestões e ideias de cada morador da cidade. Esse detalhe fará uma grande diferença na construção do plano", pontua o coordenador do Plano de Mobilidade Urbana do Recife, Sideney Schreiner.

 

Confira o cronograma das Oficinas Participativas já confirmadas: 

 

Quando

Onde

Endereço

25/04/2016
19h

Escola Estadual São Francisco de Assis

Rua São Bento, 157

Bairros contemplados: Arruda, Campina do Barreto, Campo Grande, Encruzilhada, Hipódromo, Peixinhos,Ponto de Parada, Rosarinho e Torreão

26/04/2016
19h

Escola Estadual Professor Cândido Duarte

Praça Pinto Damaso, s/n

Bairros contemplados: Caxangá, Cidade Universitária e Várzea

27/04/2016
19h

Escola Estadual Monsenhor Manoel Marques

Rua Desembargador Heráclito Cavalcanti, s/n

Bairros contemplados: Alto José Bonifácio, Alto José do Pinho, Mangabeira, Morro da Conceição, Vasco da Gama

28/04/2016
19h

Escola Estadual Professor Marcos de Barros Freire

Av. Engenho Babilônia

Bairros contemplados: Ibura de Cima e COHAB

04/05/2016
8h

Escola Estadual Débora Feijó

Rua Jovelino Selva, 71

Bairros contemplados: Afogados, Bongi, Mangueira, Mustardinha e San Martin

09/05/2016
9h

Escola Estadual Paulo de Souza Leal

6ª Travessa Ananias Catanho, 700

Bairros contemplados: Barro, Coqueiral, Curado, Jardim São Paulo, Sancho, Tejipió e Totó

09/05/2016
16h

Escola Estadual Senador Nilo de Souza Coelho

Av. Recife, 4316 (Conjunto Residencial Ignez Andreazza)

Bairros contemplados: Areias, Caçote, Estância e Jiquipa

13/05/2016
7h30

Escola Estadual Prof. Pedro Augusto Carneiro Leão

Av. Beberibe, 2595

Bairros contemplados: Água Fria, Alto Santa Terezinha, Bomba do Hemetério, Cajueiro, Fundão e Porto da Madeira