NOTÍCIAS

Administração | 19.04.17 - 10h11

Abre e fecha do Dia de Tiradentes

 

Na próxima sexta-feira (21), feriado de Tiradentes, os recifenses e visitantes terão uma série de opções de lazer e cultura para aproveitar o dia. Também devido ao feriado, alguns serviços da Prefeitura do Recife não funcionarão ou terão esquema diferenciado. O Jardim Botânico do Recife, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, além de programação nos museus e teatros da cidade são algumas das opções. Já os mercados e feiras públicas funcionarão em horário especial.

Confira o que abre e fecha nos serviços prestados pela Prefeitura: 

PREFEITURA – A Secretaria de Planejamento, Administração e Gestão de Pessoas informa que nesta sexta-feira (21), feriado de Tiradentes, os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da PCR e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionarão. Na segunda-feira (24), o atendimento volta a funcionar normalmente das 8h às 17h na Reciprev e Saúde Recife e no edifício-sede da Prefeitura.

CONTRIBUINTE – A Central de Atendimento ao Contribuinte, localizada no edifício-sede da Prefeitura do Recife, Bairro do Recife, e a unidade de atendimento que funciona no posto do Expresso Cidadão do Cordeiro, estarão fechadas na sexta-feira (21).

MERCADOS E FEIRAS – Em virtude do feriado de Tiradentes, a Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que o funcionamento dos mercados públicos será alterado apenas na sexta-feira (21), funcionando das 6h às 13h.  Nesse dia, o Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) e o Mercado das Flores não funcionarão. Já no sábado (22), todos funcionarão normalmente, das 6h às 18h. No domingo (23), os equipamentos funcionam no horário normal, das 6h às 13h. As feiras livres que acontecem nos bairros não têm os horários alterados durante o feriado.

TRÂNSITO – Por conta do feriado de Tiradentes, os serviços de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas, oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), na Rua Frei Cassimiro, 91, no Bairro de Santo Amaro, serão suspensos nasexta-feira (21), voltando a funcionar normalmente a partir da segunda-feira (24), das 8h às 13h. Já os serviços de monitoramento de tráfego, registro de Boletim de Ocorrência e de fiscalização, prestados pelos agentes de trânsito, assim como o teleatendimento 24 horas da Autarquia, funcionarão normalmente durante o feriado. Os cidadãos podem acionar a CTTU através do teleatendimento 24h: 0800.081.1078. 

TURISMO E LAZER - O recifense já pode se programar para pedalar neste feriado. Nesta sexta-feira (21) e no domingo (23), das 7h às 16h, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife estará montada na cidade, disponibilizando 36,5 quilômetros de lazer e contemplação ao longo de 30 bairros, com três rotas que convergem no Marco Zero. As Academias Recife entram em recesso nesta sexta-feira (21) e retornam às atividades no sábado (22).

MEIO AMBIENTE – Espaços de lazer contemplativo e ações de educação ambiental, o Jardim Botânico do Recife (JBR) e o Econúcleo Jaqueira, vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, estarão funcionando no feriado de 21 de abril. Localizado no Curado, Zona oeste, o JBR abrirá das 9h às 15h30. Com 10,7 hectares, o equipamento público municipal, neste dia não terá monitoria, e sim trilhas autoguiadas e acesso às coleções de plantas. Há sete jardins temáticos: Cactos, Bromélias, Orquídeas, Palmeiras, Plantas Medicinais, Jardim Sensorial e Tropical.  E duas trilhas: a do Meliponário, de solo natural, e a Alameda Pau-pombo, com 574 metros de extensão e acessível a cadeirantes.

O Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte, contará com atividades das 9h às 17h. O espaço fica dentro do Parque da Jaqueira, próximo ao posto de saúde. A programação começa às 9h com a Embolada da Coleta Seletiva. Às 10h, haverá a Oficina de Teatro “Em cena verde” e ás 11h a Oficina de Origami. No período da tarde, o Econúcleo reinicia as atividades às 14h, com Histórias Cantaroladas. Às 14h30 haverá o Jogo Meio Ambiente Criativo e às 16h a Oficina Bombinha de Sementes.

CULTURA - No feriado de Tiradentes, não faltará programação nos equipamentos culturais da Prefeitura do Recife. Espetáculos, exposições e passeios ao ar livre estão entre as opções de lazer oferecidas para quem decidir ficar na cidade durante o fim de semana prolongado. O Museu da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas estará aberto da sexta ao domingo, das 9h às17h, com a exposição “1817 – A Revolução Republicana”, mostra em comemoração pelo bicentenário da Revolução Pernambucana. A entrada é gratuita.

No Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães (MAMAM), as exposições “Sugar and Speed” e “Onde estão Minhas Obras?” estarão em cartaz no sábado e no domingo, das 13h às 17h, também com acesso livre. Na reta final do projeto Hoje Tem Espetáculo, o teatro Luiz Mendonça recebe na sexta, a montagem Ah se tu soubesses; no sábado, o espetáculo de dança 15 para as 11; e no domingo a peça infantil Era uma vez na Terra. Na sexta e no sábado os espetáculos começam às 20h, no domingo, às 17h. Informações: 3355-8921.

Para os que preferem aproveitar o feriado para praticar atividades ao ar livre, o Sítio Trindade estará aberto todos os dias da 5h às 19h.

EDUCAÇÃO – As escolas e creches-escolas municipais não funcionarão na sexta-feira (21).

REDE COMPAZ – Na sexta-feira (21), o Compaz Governador Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha) e Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro), estarão fechados. Sábado (22) e domingo (23), o Compaz Governador Eduardo Campos abre das 9h às 13h. O Compaz Escritor Ariano Suassuna e as Bibliotecas Populares de Afogados e Casa Amarela estarão fechadas no fim de semana porque funcionam de segunda a sexta.

PROCON – O Procon Recife estará fechado na próxima sexta-feira (21), incluindo o posto avançado nos Compaz Governador Eduardo Campos e Escritor Ariano Suassuna.

EMPREENDEDORISMO – As Salas do Empreendedor de Casa Amarela e a localizada na sede do prédio da Prefeitura do Recife não irão funcionar entre na sexta-feira (21).

EMPREGO – As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados, Rio Branco e a Agência Universitária, localizada na Facipe, não funcionarão na sexta-feira (21).

MULHER – Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife - Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector - estarão fechados na sexta-feira (21). No entanto, o Liga, Mulher, disk-orientação do Clarice Lispector, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do Liga, Mulher é o 0800 281 01 07.

ASSISTÊNCIA SOCIAL – Todos os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS e Bolsa Família não funcionarão na sexta-feira (21), exceto as casas de acolhida do Instituto de Assistência Social e Cidadania.

SAÚDE – Na próxima sexta-feira (21), feriado de Tiradentes, as quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas, voltando a funcionar normalmente na segunda-feira (24).

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR), localizado no bairro do Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR também funcionará normalmente durante todo o feriado, 24h, com atendimento multidisciplinar.

Nas Maternidades Municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) será disponibilizado atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) estarão funcionando normalmente.

Para vacinação antirrábica, a Policlínica Professor Barros Lima, funcionará 24h, durante o feriado e fim de semana, com demanda espontânea, e a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) vai receber as pessoas que já estão em acompanhamento, das 8h às 12h.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705. O Centro de InformaçõesEstratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição, 24h, para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos e epidemias poderá ser acionado por meio dos números 99488-6375 e 0800.201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 funciona normalmente.