NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 19.04.17 - 13h36

Prefeito exalta aproximação entre Recife e Lisboa através da TAP

img_alt

Voo entre as duas cidades completou 50 anos e foi celebrado durante cerimônia no Palácio do Campo das Princesas. Empresa anunciou frequência diária para o voo entre os meses de junho e outubro (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O voo entre Recife e Lisboa, primeira conexão aérea internacional da capital pernambucana, operado pela empresa TAP, completou 50 anos nesta quarta-feira (19). A data foi celebrada em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (19) no Palácio do Campo das Princesas com o lançamento de um selo comemorativo pelos Correios, entrega de medalhas, descerramento de uma placa e outros atos. O prefeito Geraldo Julio, o governador Paulo Câmara, o vice-presidente de marketing da empresa, Abílio Martins, entre outras autoridades, comandaram as atividades que lembraram o meio século do voo.

“Eu quero agradecer a TAP pelo que ela vem realizando nestes 50 anos, que não é pouca coisa. São 50 anos, sem interrupção, desta ligação do Recife com a Europa, através de Portugal. Uma empresa jovem à época, com 22 anos, que tomou uma decisão importante e hoje é muito madura com 72 anos. Desde então, a TAP já tinha uma disposição de olhar para o futuro”, destacou Geraldo. O prefeito lembrou ainda da parceria entre a Prefeitura do Recife, o Governo de Pernambuco e a empresa para promover o turismo do estado para os seus passageiros

“Somente este ano já são 32 mil pessoas que voaram entre o Recife e Lisboa.

E quem está viajando tem a oportunidade de ver um vídeo exaltando o que há de bom no Recife e em Pernambuco e ler a revista de bordo com 30 páginas contando sobre nosso estado", disse o prefeito. O voo Recife-Lisboa é operado através da aeronave A330, que conta com 263 assentos e registra uma taxa média de ocupação de 81%.

A TAP anunciou ainda que entre os meses de junho e outubro, auge do verão europeu, o voo será diário. Em março deste ano, o prefeito Geraldo Julio esteve em Lisboa para tratar da ampliação da frequência do voo entre as duas cidades, que hoje é de cinco dias na semana. "Os números que temos da demanda já justificam o aumento para seis ou sete voos semanais. Trouxemos a possibilidade para a diretoria da empresa que foi bastante receptiva aos números”, disse Geraldo, em março durante a visita. 

O governador Paulo Câmara também falou sobre a importância da presença da TAP no estado. “É uma empresa que nos bons e nos momentos difíceis sempre apostou em nosso país, movimentando o turismo, os serviços, o comércio e nos negócios em geral. São 50 anos oferecendo bons serviços e que reconhece que o Recife é uma cidade estratégica para o Brasil e o mundo”, disse.

Já o vice-presidente de marketing da TAP, Abílio Martins, reforçou a importância do Recife para a empresa. “A TAP é uma empresa que tem uma tradição de futuro e tem um compromisso com o Brasil, sobretudo com o Nordeste. Queremos estar presentes aqui no Recife por mais 100 anos. Hoje, temos 10 destinos entre o Brasil e Portugal. O voo Recife-Lisboa é o segundo mais antigo, perdendo apenas para o Rio de Janeiro-Lisboa”, lembrou. A comemoração contou com o descerramento da placa em bronze de homenagem que ficará no Aeroporto Internacional do Recife, a apresentação do selo dos Correios comemorativo dos 50 anos da ligação entre os destinos e a entrega de medalhas comemorativas a personalidades do Estado que contribuíram para o fomento do voo da TAP.

VOO INAUGURAL TAP – 19 DE ABRIL DE 1967 - O voo inaugural Lisboa-Recife teve um grande impacto na relação de proximidade entre Portugal e o Brasil, que, desde 1960, vinha já a ser reforçada com o “Voo da Amizade”, entre Lisboa e o Rio de Janeiro. Hoje, a TAP voa para dez destinos no Brasil, chegando a operar mais de 70 frequências semanais.