Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Lazer | 19.04.23 - 11h21

Abre e fecha: Jardim Botânico, parques, Paço do Frevo abertos ao público no feriado de Tiradentes

Alguns serviços da Prefeitura do Recife não estarão disponíveis na sexta-feira (21) tais como os oferecidos no edifício-sede, mas o lazer estará garantido em equipamentos

Quem estiver no Recife na próxima sexta-feira (21), feriado de Tiradentes, poderá contar com as opções de lazer promovidas pela Prefeitura do Recife. Para os amantes da natureza, o Jardim Botânico do Recife estará de portas abertas de 9h às 15h, e os parques da cidade também estarão disponíveis. Quem quiser contemplar uma exposição sobre o frevo e a mostra temporária “Ocupação Lia de Itamaracá”, o Paço do Frevo receberá visitantes entre 10h e 17h nesta sexta. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará funcionando na sexta e no sábado e domingo o Olha! Recife terá programação especial, que pode ser conferida no site www.olharecife.com.br.

 

Confira o que abre e o que fecha no feriado de Tiradentes:

EDIFÍCIO-SEDE - Os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da Prefeitura e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionam neste feriado, retomando à normalidade na segunda-feira (24).

SAÚDE -  No feriado de Tiradentes, alguns serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde do Recife funcionarão normalmente, a exemplo da aplicação da vacina bivalente contra covid-19 ocorrendo, com necessidade de agendamento pelo aplicativo ou site do Conecta Recife (https://conecta.recife.pe.gov.br/), nos centros de vacinação montados em quatro shoppings da capital. São eles: Recife, em Boa Viagem, RioMar, no Pina, Boa Vista, na área central da cidade, e Tacaruna, em Santo Amaro. O horário será o mesmo do funcionamento de cada mall. A aplicação do imunizante anticovid também vai ocorrer no Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, em Casa Forte, das 7h às 17h30. As vacinas do calendário de rotina voltam a ser aplicadas normalmente pelas mais de 150 unidades de saúde da rede na segunda-feira (24).  

Os centros de testagem para Covid estarão funcionando no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, no Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela, e no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, das 8h às 17h. À exceção de idosos, gestantes e grupos de risco, que podem comparecer espontaneamente, é necessário o agendamento via Conecta Recife.

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, estará com seus serviços ambulatoriais suspensos durante o feriadão, mas continuará realizando partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas. Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica também estarão abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura).

O Centro de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de agressões. Os serviços de urgência, emergência e internação permanecem na rede municipal, com fechamento dos ambulatórios.

Para a vacinação antirrábica e antitetânica, a Policlínica Barros Lima, em Casa Amarela, funcionará das 7h às 19h. O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados, por meio dos telefones (81) 3355-7704 e (81) 3355-7705.

MULHER - Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife e o Centro Municipal Júlia Santiago, no Pina, estarão fechados neste feriado. A exceção é o Centro de Referência Clarice Lispector, localizado na rua Dr. Silva Ferreira, 122, em Santo Amaro, que funciona de domingo a domingo, 24h por dia, e o Serviço Especializado Regionalizado Clarice Lispector, localizado na Avenida Recife, 3.585, no bairro do IPSEP, que funciona das 7h às 19h, de segunda a domingo. 

A secretaria conta, ainda, com um disk orientação, o Liga, Mulher, que funciona de domingo a domingo, das 7h às 19h, no número 0800 281 0107. Desde 2020, o Centro de Referência também passou a oferecer um canal de acolhimento para mulheres via WhatsApp, pelo número (81) 99488-6138.

COMPAZ E BIBLIOTECAS - No feriado da próxima sexta-feira, a rede Compaz e a rede de Bibliotecas Pela Paz estarão fechadas, exceto pelo serviço de Testagem para Covid-19 (no Compaz Ariano Suassuna).

TURISMO E LAZER - Quem curte viver a cidade sob duas rodas irá contar com a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, que estará montada tanto na sexta-feira quanto no domingo. O percurso privilegiado, que passa por diversos atrativos turísticos da cidade, estará montado das 7h às 16h. Os parques da cidade também estarão abertos normalmente.

Outra opção para aproveitar o feriadão é passear e conhecer a cidade por meio do Olha! Recife. O projeto de sensibilização turística oferece tours gratuitos e guiados com temas diferentes a cada semana. Os detalhes podem ser conferidos no site www.olharecife.com.br, onde também estarão disponíveis as inscrições, a partir da sexta-feira. 

HOSPITAL VETERINÁRIO DO RECIFE - O expediente no Hospital Veterinário do Recife segue normal até quinta-feira (20), das 7h às 18h. Na sexta-feira, Dia de Tiradentes, o HVR funcionará apenas para atendimentos de emergência, das 8h às 12h.

CULTURA - Neste feriado que evoca ideais libertários e cidadãos, a Prefeitura do Recife garante programação cultural para quem estiver em busca de verniz civilizatório, combinando lazer, informação e inspiração. O Paço do Frevo (@pacodofrevo) funcionará normalmente, de sexta a domingo, com vivências de frevo e até celebração ao Dia do Choro na programação. Na sexta (21), o museu funciona das 10h às 17h. No sábado e no domingo (22 e 23), estará aberto das 11h às 18h.

Além da exposição de longa duração sobre o frevo, está em cartaz no equipamento a mostra temporária “Ocupação Lia de Itamaracá - Paço do Frevo”, com documentos, figurinos, objetos pessoais, fotografias, mobiliários e diversos recursos audiovisuais, como videoclipes e imagens recentes de apresentações da artista pelo mundo, para fazer ecoar a ciranda na pele e no peito de cada visitante.

Os demais espaços culturais mantidos pela Prefeitura do Recife estarão fechados na sexta. No sábado e no domingo, outros museus públicos, como MAMAM (@mamamrecife) e Museu da Cidade (@museudacidadedorecife) abrirão seus acervos e portas para o público. Também haverá atividades em teatros municipais, como o Luiz Mendonça (@teatroluizmendonca) e o Barreto Júnior (teatrobarretojunior_oficial). No domingo, vai ter programação dedicada ao Choro também no Teatro de Santa Isabel (@teatrodesantaisabeloficial).

PROCON RECIFE - A  sede do Procon Recife, localizada na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, na Boa Vista, e seus postos de atendimento que funcionam nos Compaz - Ariano Suassuna, no Cordeiro; Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha; e Dom Helder, no Coque - estarão fechados na sexta-feira. O consumidor pode registrar sua reclamação ou denúncia pelo Whatsapp (81) 3355-3286 ou pelo site procon.recife.pe.gov.br. Outra alternativa de entrar em contato com o Procon Recife para realizar denúncias é pelo email denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS - Na próxima sexta-feira, não funcionarão os serviços da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP). O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife também estarão fechados.

As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José, e o Naíde Teodósio, em Santo Amaro, permanecem com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas. Na segunda-feira (24), todos os equipamentos que tiveram o atendimento ao público suspenso voltam ao normal.

ESPORTES - As 26 unidades da Academia Recife estarão fechadas nesta sexta-feira (21). O Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) também não terá atividades para o público geral. Os equipamentos voltarão a funcionar normalmente na segunda-feira (24).

AGÊNCIAS DE EMPREGO, ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES E SALAS DO EMPREENDEDORISMO - Em razão do feriado de Tiradentes, as Agências de Emprego, Escolas Profissionalizantes e Salas do Empreendedorismo do Recife não terão atendimento ao público nesta sexta-feira. Os serviços retornam na segunda (24) na Agência de Emprego de Casa Amarela, entre as 8h e 16h, com atendimento da Sala do Empreendedorismo também disponível.

As aulas nas Escolas Profissionalizantes, por sua vez, também retornam na segunda-feira, nos horários normais dos cursos. Já os serviços da Agência e da Sala presentes nos Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Dom Helder Câmara (Coque), Ariano Suassuna (Cordeiro) retornam suas atividades na terça-feira (25), das 8h às 16h, conforme funcionamento do equipamento.

Os agendamentos podem ser feitos normalmente pelo site www.agenciadeemprego.recife.pe.gov.br.

TRÂNSITO - Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento às pessoas idosas, gestantes e com deficiência, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos na sexta-feira. Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na segunda-feira, das 8h até as 13h, por meio de agendamento prévio no site cttu.recife.pe.gov.br.

MERCADOS E FEIRAS - As feiras e mercados públicos do Recife estarão abertos das 6h às 13h nesta sexta-feira. No sábado, o funcionamento será de 6h às 18h e no domingo, de 6h às 13h.

MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE - O Jardim Botânico do Recife, no Curado,  estará aberto nesta sexta-feira (21), Dia de Tiradentes, sábado (22) e domingo (23). O espaço funciona das 9h às 15h e será uma opção de lazer e contemplação da natureza nesse feriadão. Durante esses dias, os visitantes poderão participar de diversas atividades, como caminhada ecológica, oficinas e palestras. Somente na sexta-feira o local não contará com visita guiada.

O Econúcleo do Parque da Jaqueira, no bairro de mesmo nome, também estará aberto, das 9h às 16h, de sexta a domingo, com atividades gratuitas, contações de histórias, visita ao Centro Educativo de Mudanças Climáticas e muita diversão para toda a família.