NOTÍCIAS

Cultura | 19.05.14 - 11h04

Domingo de lazer e cultura em Santo Amaro

[caption id="attachment_45974" align="alignleft" width="680"] Projeto Recife de Coração nos Bairros garantiu um dia diferente na Rua Frei Cassimiro. (Foto: Lú Streithorst/PCR)[/caption]

Depois do Ibura e da Várzea, chegou a vez do bairro de Santo Amaro curtir o Recife de Coração nos Bairros, realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer. O evento aconteceu neste domingo (18) e levou diversas atrações para garantir um dia diferente aos moradores do bairro. A Rua Frei Cassimiro foi palco para as atividades que estavam divididas entre os polos infantil, de esportes, de cultura e de serviços.

“Este projeto leva lazer e cultura para as pessoas, fazendo com que elas vivenciem o bairro que moram, proporcionando um dia diferente. É gratificante ver como as pessoas interagem e aproveitam o evento”, destacou o secretário de Turismo e Lazer, Camilo Simões. A programação teve início às 10h e seguiu até as 18h, oferecendo atrativos para pessoas de todas as idades.

O auxiliar de serviços gerais Hernandes José Ferreira, de 48 anos, foi até o evento com a filha Erica dos Santos, de 1 ano e 5 meses. Eles receberam orientações sobre saúde bucal. “É muito bom poder ter acesso a este tipo de serviço. Minha filha ainda é muito pequena e eu acredito que esta é a melhor época para aprender sobre higienização”. O polo de serviços ainda contava com orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), saúde da mulher e violência doméstica.

A dona de casa Andréa Dias, de 32 anos, estava acompanhando as filhas Beatriz da Silva, de 8 anos, e Andressa da Silva, de 10 anos. “É muito importante que esses eventos aconteçam, eles resgatam a verdadeira infância das crianças. Eu aproveitei que elas estavam brincando e fui me informar sobre a saúde da mulher”, comentou. A programação no polo infantil garantiu para as crianças pula-pula, piscina de bolinha, tobogã, espetáculo circense e de mágica.

Os adolescentes se prenderam mais no polo esportivo, onde acontecia o basquete de rua, handebol, vôlei, futebol de barrinha, slackline, badminton e queimado. A estudante Daiane da Silva Santos, de 14 anos, estava só observando o slackline, criando coragem para participar da brincadeira. “Eu estou achando tudo muito legal. Já tinha participado do evento em outros bairros, inclusive no Recife Antigo, mas quando acontece perto da nossa casa é muito mais legal”.

O polo cultural contou com as apresentações do grupo Sambloco Recife; Gio Cordas e Banda; Samba Trik; Fábrica de Criação, além da Companhia de Dança Luar de Prata. A próxima edição do Recife de Coração nos Bairros será no Vasco da Gama, no dia 22 de junho. O projeto segue o mesmo padrão do Recife Antigo de Coração, que acontece todo último domingo do mês, proporcionando atividades de lazer para pessoas de todas as idades.