NOTÍCIAS

| 19.05.14 - 13h17

Recifenses abraçam o Santa Isabel em seus 164 anos

[caption id="attachment_45994" align="alignleft" width="680"] Mais de duas mil pessoas prestigiaram as mais de 14 horas de atividades gratuitas de várias linguagens artísticas, como a música, o circo, o teatro e a literatura. (Foto: Inaldo Lins/PCR)[/caption]


Centenas de pessoas deram um abraço simbólico no centenário Teatro de Santa Isabel, na noite deste domingo (18). O abraço, coroou as comemorações que duraram dois dias com várias linguagens artísticas, como a música, o circo, o teatro e a literatura. Mais de duas mil pessoas prestigiaram as mais de 14 horas de atividades gratuitas, que contemplaram a todos os públicos, desde os pequenos aos mais velhos.

Durante o sábado (17) e o domingo (18), sempre iniciando às 14h, houve visita guiada, contação de histórias para as crianças, com Luciano Pontes, Susana Morais e Diego Gibran, e caricaturas no salão nobre com o ilustrador Beto França, que fez cerca de 80 desenhos ao longo do fim de semana. As artes cênicas foram representadas por Jaqueson Santana, com seu espetáculo circense circúito!, pela Compassos Cia de Danças, que apresentou Os Sete Buracos, e pelo grupo de teatro Magiluth, que encenou Luiz Lua Gonzaga.

A música foi representada pelo Coral Vozes do Recife, pela cantora Karynna Spinelli, pelo grupo Em Canto e Poesia, com participação de Bia Marinho, e o grande final ficou com a apresentação da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério. Após apresentar sua mistura de erudito com popular, o Maestro Forró guiou o público para o lado de fora do Teatro, e num arrastão animado envolveu o prédio em um afago simbólico.

A secretária de Cultura do Recife, Leda Alves, que assistiu às apresentações deste domingo, ao lado do presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha, lembrou a importância do equipamento cultural para a capital pernambucana. “Eu acho que o Teatro de Santa Isabel representa para o Recife a confirmação, o registro de tudo o quanto ele exerceu e exerce de importância política, social e cultural para a cidade desde a sua inauguração. Tudo o quanto esse teatro abrigou fez com que a gente conhecesse um sentimento de muita gratidão, de muito orgulho de ter uma construção desse nível. O teatro merecia essa comemoração e foi a forma de a gente dizer o quanto a gente se orgulha e quer bem ao Teatro de Santa Isabel”, afirmou a secretária.

Um dos espectadores animados com o que viu foi o dentista Fernando Luiz de Almeida. Morador do Ipsep, Fernando exaltava a excelência da programação do aniversário de 164 anos do Santa Isabel. “A noite foi muito boa! Principalmente por valorizar os artistas locais. Foi uma ótima escolha para homenagear esse Teatro, que tem tanta história na nossa terra”, disse.