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Cultura | 19.05.14 - 16h14

Secretaria de Educação apresenta política educacional de ensino do Recife

[caption id="attachment_46021" align="alignleft" width="680"] O objetivo do trabalho é buscar a unidade das práticas pedagógicas, com a criação de diretrizes a serem seguidas por toda a rede de ensino. (foto: Ivanildo Francisco)[/caption]

A Secretaria de Educação do Recife apresenta, nesta segunda-feira (19), no Teatro Guararapes, a primeira etapa da política educacional de ensino da rede municipal. Durante todo o dia, grupos de professores e gestores das escolas municipais discutiram o primeiro capítulo do documento, que é um caderno conceitual, com as diretrizes a serem seguidas nas escolas. O CD entregue aos participantes contém fundamentos teórico-metodológicos e referencia as práticas de sucesso da rede municipal de ensino. O objetivo é buscar a unidade, a estruturação e o fortalecimento das práticas pedagógicas, com qualificação e consolidação de resultados. O material foi criado por um Grupo de Trabalho (GT) formado por gestores e professores.

Segundo a gerente de Política de Ensino e Formação Pedagógica, Élia Maçaira, atualmente cada escola trabalha de um jeito, mas é preciso tratar a educação de forma sistêmica. "Temos boas intenções, temos trabalhos riquíssimos de professores, mas sentimos falta de uma fala da rede dando a diretriz. Precisamos falar a mesma língua; temos competência para fazer essa orquestra tocar em harmonia. As práticas positivas tem que ser consolidadas e precisamos fazer com que isso flua para toda a rede", disse a gestora.

Durante a capacitação, Élia agradeceu a contribuição que os profissionais têm dado na elaboração da política educacional de ensino. Além dos mais de 40 integrantes do Grupo de Trabalho designados em portaria publicada no Diário Oficial, vários outros profissionais se engajaram na discussão. "Estamos de portas abertas para ouvir as sugestões do sindicato dos professores e de outras pessoas que queiram colaborar com o trabalho. Estamos construindo esse documento de forma dialogada com as unidades de ensino da rede. Quando criamos uma ideia do rumo, conseguimos construir os passos para superar os nossos desafios", enfatizou Élia Maçaira.

O Grupo de Trabalho é formado por professores e gestores da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Educação Especial e Tecnologia. O GT começou a trabalhar em dezembro de 2013 e continua em 2014. O documento completo deve ficar pronto ao final deste ano.

De acordo com o secretário executivo de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação do Recife, Rogério Morais, a última versão da política educacional de ensino do Recife é de 2002. "Retomar esse trabalho foi nossa prioridade. Pretendemos centralizar as concepções pedagógicas da rede e todos os componentes do sistema de ensino. Hoje mostramos o que foi feito até agora e quais serão os próximos passos do GT. Concluímos a primeira etapa do nosso trabalho, que está apenas no início", ressaltou o gestor.

Os participantes do encontro receberam CDs com o primeiro documento da série de cinco cadernos, que abordarão especificamente a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Educação Especial, Tecnologia e Comunicação. Cada caderno conterá capítulos sobre cada disciplina, com os respectivos direitos de aprendizagem. Quando tudo estiver concluído, o documento impresso será distribuído para toda a rede.

A elaboração da política educacional de ensino também objetiva adequar o trabalho dos docentes às novas demandas sociais, aos novos valores e às legislações atuais, com foco nas discussões sobre as novas tecnologias, as questões ambientais, de gênero e étnico-raciais. "A abordagem dessas questões deixará de ser opcional e passará a ser prática diária das unidades, como diretriz da rede. Tudo isso precisa estar documentado", reforçou Élia Maçaira.

A coordenadora do GT para construção da Política Educacional da Rede Municipal do Recife, Kátia Marcelina de Souza, ressaltou que os vários olhares dos presentes ajudam a aperfeiçoar o trabalho para elaboração dos próximos volumes.

Durante a manhã, uma das presentes na capacitação foi a professora Janete Albuquerque, responsável pela biblioteca da Escola Boa Esperança, no Vasco da Gama. Ela participou de algumas reuniões do grupo e colaborou com as discussões sobre projetos educacionais e sociais da Prefeitura, questões étnico-raciais e de gênero, debates sobre a diversidade cultural e sobre a preservação do meio ambiente. "Pude dar minha opinião e ouvir as sugestões dos outros. Vários docentes e gestores da escola em que trabalho participaram dos encontros", contou.