NOTÍCIAS

Defesa Civil | 19.05.15 - 15h12

1º Simulado de Preparação para Desastres nas Escolas foi realizado na manhã de hoje (19)

img_alt

Atividade foi promovida pela Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife na Escola Municipal Santa Maria, no Alto José do Pinho. (Foto: Carlos Augusto/ PCR)


Cerca de 300 estudantes da Escola Municipal Santa Maria, no Alto José do Pinho, participaram do 1º Simulado de Preparação para Desastres nas Escolas, promovido pela Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife (Sedec), durante a manhã de hoje (19). A atividade foi realizada com o apoio de órgãos parceiros como o Corpo de Bombeiros, Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), Samu, Guarda Municipal, CTTU, Centro Social Dom João Costa, entre outros.

A atividade foi dividida em três cenas. Na primeira, houve a simulação de um princípio de incêndio e combate ao fogo com apoio do Corpo de Bombeiros. Na segunda cena, foi simulado o resgate de uma vítima por inalação de fumaça com apoio do Samu. Na terceira cena, houve a simulação da evacuação dos alunos das salas de aula com apoio das equipes técnicas da Sedec.

Ao longo das últimas semanas, as equipes técnicas da Sedec fizeram um trabalho intenso junto a professores, alunos e moradores do bairro para informar todos os detalhes relacionados aos procedimentos da atividade, de forma a evitar qualquer pânico. “O Simulado de Preparação para Desastres nas Escolas é um exercício prático que tem como objetivo avaliar o que foi abordado durante as últimas semanas. Depois de todo esse aprendizado, eles estão preparados para um cenário de desastre como um incêndio. Assim, buscamos despertar e sensibilizar a sociedade civil para a importância de consolidar procedimentos para a atuação em situações adversas de forma adequada e em tempo hábil”, explicou o secretário executivo de Defesa Civil do Recife, coronel Cássio Sinomar.

“A experiência foi excelente, pois o simulado é uma forma prática de ensinar aos alunos como agir em situações como essa de incêndio. É muito interessante eles terem a oportunidade de aprender participando”, disse a diretora da Escola Municipal Santa Maria, Suleide Farias. “Eu gostei muito, aprendi muitas coisas novas como o que fazer quando começar um incêndio e que devo procurar órgãos como os Bombeiros e a Defesa Civil quando acontece algum desastre”, afirmou o estudante Abraão dos Santos, de nove anos.