NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 19.05.15 - 17h00

Escolas municipais têm até sexta para se inscrever no programa de educação ambiental

A iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente leva diversas atividades para colégios com objetivo de abordar a ecologia de forma lúdica e transversal na sala de aula

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife está inscrevendo, até esta sexta-feira (22), as escolas municipais interessadas em participar do programa ambiental: Educar para uma Cidade Sustentável 2015. Este será o segundo ano da iniciativa que leva diversas atividades para os colégios com objetivo de abordar a temática ecológica de forma lúdica e transversal na sala de aula.

Para participar, é necessário que as escolas se cadastrem enviando email para cidadaniaambiental@recife.pe.gov.br. No ano passado, 74 escolas da rede municipal aderiram ao programa que é baseado em quatro ciclos: verde urbano, águas, resíduos sólidos e biodiversidade. O eixo central é a sustentabilidade. A iniciativa – realizada de forma parceira com a Secretaria de Educação – conta com uma equipe de protetores da natureza totalmente identificada com ecossistema local: a “Turma do Mangue e Tal”.

O programa também usa várias ferramentas para difundir a mensagem ecológica: folder, jogos de tabuleiro em tamanho de mesa e em tamanho real, games digitais, esquetes e vídeos. “A educação é a chave para mudarmos a forma como as pessoas se relacionam com a natureza e garantirmos o futuro das próximas gerações. O programa de educação ambiental já deu bons frutos no ano passado e este ano vamos avançar mais”, disse a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa.

Dentro do programa, Cida Pedrosa ainda destaca os quatro diferentes desenhos animados da Turma do Mangue e Tal. O mais recente é intitulado Beleza Bicho, tem 2’16” e trata dos animais que habitam a floresta (preguiça e tangará) e os encontrados no ambiente urbano (bem-te-vi, sagüi), no mangue (caranguejo e siri) e no mar (tartaruga e peixe), no rio (jacaré) e no ar (andorinha). Ele também reforça a necessidade da conservação das espécies, sabendo respeitar e dividir o espaço com os bichos.

A​ Turma do Mangue e Tal foi idealizada no fim de 2013. É baseada em quatro temas: verde urbano, resíduos sólidos, água e biodiversidade. Cada um tem um personagem correspondente: Jô é relativo ao verde urbano, Dom a resíduos sólidos, Riso a recursos hídricos e Otto à biodiversidade.

Outros três personagens contracenam com a turma, que defende uma cidade mai verde e sustentável. Du Porto é um caranguejo o gigante, Morena é uma garça-azul e Gato é o mascote de Otto.

Para saber mais sobre os personagens, acesse o canal no YouTube e a fanpage no Facebook da Turma do Mangue e Tal.