NOTÍCIAS

Planejamento Urbano | 19.05.15 - 09h54

Pesquisa auxilia no fortalecimento da microeconomia da cidade

Levantamento feito pela prefeitura, em parceira com o Sebrae, visa levar mais informação aos empreendedores, possibilitando a formalização do próprio negócio.

Ainda hoje (19), a Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo do Recife inicia a apresentação do diagnóstico levantado na comunidade de Caranguejo Tabaiares (Ilha do Retiro) sobre os empreendedores com potencial de se tornarem Microempreendedor Individual (MEI). O levantamento de dados, realizado em parceira com o Sebrae, é o início de um trabalho voltado para o desenvolvimento territorial que orientará esse público a estruturar seu negócio e se formalizar. A apresentação no Centro Comunitário de Caranguejo Tabaiares, às 15h.

O trabalho feito em Caranguejo Tabaiares, na Ilha do Retiro, é piloto e deve chegar a outras localidades da cidade. Na comunidade foram identificados na pesquisa 113 comerciantes, 92% deles não são formalizados, a maioria atua no ramo de alimentos e 97% possui receita bruta que possibilita a abertura formal do próprio negócio. O levantamento feito naquela área é a primeira iniciativa que contemplará ainda os seguintes bairros: Torre (comunidade de Santa Luzia), Bairro do Recife (comunidade do Pilar), Casa Amarela, e Torrões (comunidade de Roda de Fogo).

Em comum essas localidades apresentam atividade comercial pujante e que aquece a microeconomia da cidade. Com características próprias, o levantamento realizado busca dar aos empreendedores em potencial o acesso a informação e indicar os caminhos seguros para formalização do próprio negócio abrindo, assim, novas perspectivas de crescimento a partir da inserção no mercado formal.

Com o perfil traçado, a secretaria encaminhará os empreendedores para cursos, gratuitos, oferecidos pelo Sebrae que serão ministrados no próprio Centro Comunitário. A ideia é formar uma rede que venha a atuar dentro dos conceitos da economia popular e solidária fortalecendo a microeconomia nos bairros de maneira melhor estruturada.