Prefeitura do Recife inicia a I Semana do Bebê
Com o tema “Do Nascimento para a Vida: Não Basta Sobreviver, Tem de Desenvolver”, a I Semana do Bebê, foi aberta nesta segunda-feira (18), na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife. Presentes para o início das discussões e atividades que seguirão até o próximo domingo (24), a 1ª dama do Recife, Cristina Mello, e o secretário Municipal de Saúde, Jailson Correia, além da 1ª dama do Estado, Ana Luiza Câmara, reforçaram o papel do evento de chamar a atenção para a saúde da mãe e da criança na primeira infância, período de zero a 6 anos. A técnica Estadual de Saúde da Criança, Maria Madalena Monteiro Rosa de Oliveira representou o Secretário Estadual de Saúde, Iran Costa Júnior. Também estava presente a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna, além de gestores e profissionais de Saúde.
Para a chefe do Escritório da Unicef no Recife, Jane Santos, a estratégia do evento é colocar a criança no centro das atenções, ampliando e melhorando os cuidados da mãe e do bebê. “Trabalhar no presente com o foco no futuro”, foi a definição dada para a Semana do Bebê, pelo representante do Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condica), Alexandre Nápoles. Na ocasião, ele destacou os investimentos realizados no Recife na área da política da Criança e do Adolescente.
O secretário de Saúde do Recife explicou que a Semana do Bebê tem um papel fundamental na discussão sobre a qualificação dos serviços e cuidados prestados nessa fase, desde o período gestacional à primeira infância. “Hoje, podemos assegurar que há um compromisso na Rede de Saúde do Recife com a humanização dos serviços de saúde, com uma atenção maior ao pré-natal, ao parto e ao acompanhamento do bebê”, falou Jailson Correia ao mencionar a criação dos espaços do Programa Mãe Coruja Recife.
Coordenadora da Política de Atenção Integral à Saúde da Criança e Adolescente, Alessandra Fam, falou que a ideia da Semana é incentivar a cidade a realizar uma grande mobilização em favor da primeira infância. “É uma oportunidade de divulgar e fortalecer as ações já realizadas no município, referentes ao cuidado, promoção, prevenção e assistência à criança, tanto em relação à saúde, como também educação, desenvolvimento social e direitos humanos”, avaliou.
Palestras - Uma das palestras realizadas hoje tratou da “Humanização do parto e nascimento” . Tema abordado pela presidente da Rede pela Humanização do Parto e Nascimento, a doutora em Epidemiologia, Daphne Hattner. “A conscientização sobre o bebê como o futuro do país, mostra que devemos sempre nos preocupar com o acolhimento dessas crianças, na perspectiva de construção de um mundo melhor”, completou.
“Pesquisa para estimar a prevalência de nascimentos pré-termo no Brasil e explorar possíveis causas”, foi outro tema discutido e apresentado pela pesquisadora da ENSP/FIOCRUZ – Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Maria do Carmo Leal. Para ela, a Semana do Bebê é um momento rico, mostrando o quanto a preocupação com a saúde de mães e bebês avançou. “Todo esse debate apresenta o que já foi conquistado pelas mulheres e o quanto ainda tem que se caminhar pela qualidade de vida”, concluiu.
Atividades - A Semana do Bebê segue com diversas ações nas unidades da Prefeitura do Recife. Entre elas, a realização de oficinas, rodas de conversas, distribuição de materiais educativos, palestras, atividades infantis, teatro de mamulengos com as crianças e massagem indiana para os bebês.
O encerramento será no próximo domingo (24) com um circuito de atividades lúdico educativas no Polo do Recife Antigo, voltadas para educação em saúde. Ainda no domingo (24), a ciclofaixa será alargada do ponto do Parque da Jaqueira, passando pela Rua Amélia até a Rosa e Silva, para maior circulação e segurança das crianças. Atividades lúdicas e educativas serão realizadas no parque para crianças até seis anos.