NOTÍCIAS

Turismo | 19.05.16 - 14h42

Olha! Recife tem roteiros dedicados à Semana Nacional dos Museus

No sábado, serão dois passeios para homenagear esses espaços culturais e, no domingo, os tours vão contemplar painéis e murais da cidade e também o conjunto de cais do Centro

 

Essenciais espaços para disseminação da cultura, os museus serão tema do Olha! Recife deste fim de semana. O projeto de sensibilização turística da Prefeitura do Recife, realizado pela Secretaria de Turismo e Lazer, vai oferecer dois passeios de ônibus no sábado em comemoração à Semana Nacional dos Museus, celebrada de 16 a 22 de maio. Haverá ainda passeio a pé para observação de painéis e murais do Centro do Recife e o Circuito do Cais para quem quiser fazer o tour de bicicleta. 

O primeiro passeio deste fim de semana tem saída marcada às 9h do sábado (21), na Praça do Arsenal. O grupo será levado para o Museu Franciscano do Recife, que fica na Rua do Imperador e faz parte do complexo de edificações da Ordem Terceira de São Francisco. Seu acervo conta com peças sacras que vão do século XVII ao XX. Os inscritos conhecerão ainda a Capela Dourada, uma das maiores relíquias barrocas de Pernambuco. O passeio segue para a Antiga Estação Central do Recife, que abriga o recém-reformado Museu do Trem. Encerrando o roteiro, uma visita ao Museu da Cidade do Recife, que fica no Forte das Cinco Pontas. 

À tarde, ainda com o mote da Semana Mundial dos Museus, o passeio terá o tema “No passo do frevo”. No circuito, a primeira parada será no Museu Paço do Frevo, no Recife Antigo. Em seguida, os inscritos conhecerão a Embaixada dos Bonecos Gigantes na Rua do Bom Jesus. O passeio segue ainda para a Praça Sérgio Lorêto, onde há uma escultura em homenagem a Enéias Freire, fundador do Galo da Madrugada; Pátio de São Pedro, onde foi fundado o Bloco Batutas de São José; Rua da Aurora, onde estão a estátua de Capiba e o Monumento ao Frevo. Para este passeio, o grupo deve se encontrar às 13h, em frente ao Paço do Frevo, na Praça do Arsenal. 

Já no domingo (22), o passeio a pé vai percorrer caminhos que levam a painéis e murais artísticos do Centro da cidade. Saindo da Praça do Arsenal, os participantes seguirão para o Marco Zero, onde está a Rosa dos Ventos, obra de Cícero Dias. O grupo vai passar ainda vai contemplar os painéis Batalha dos Guararapes e Floral, ambos de Francisco Brenannd; Casa da Cultura; Praça da República; Ponte Princesa Isabel, com vista para o enorme painel de Luiz Gonzaga pintado no edifício da Prefeitura do Recife, medindo 77 metros de altura por 8,20 metros de largura, do artista Eduardo Kobra. 

O passeio de bicicleta percorrerá o conjunto de cais da região central. Os locais acompanham a formação da cidade e seu desenvolvimento urbano e social às margens do Rio Capibaribe. No percurso, o Cais do Porto na região requalificada do Bairro do Recife; Cais do Apolo; Cais da Alfândega; Cais de Santa Rita; Cais José Estelita; e outros. Os interessados em fazer o tour de bike devem estar às 9h na Praça do Arsenal. 

Os passeios são gratuitos e contam bom acompanhamento de guias de turismo, mas é solicitado que os interessados levem um quilo de alimento não perecível no dia do passeio. Os itens serão direcionados para instituições de caridade da cidade. É necessário se inscrever pelo site www.olharecife.com.br, a partir das 9h desta sexta-feira (20).

 

Programação:

 

Inscrições: Sexta-feira (20), a partir das 9h, pelo site www.olharecife.com.br

 

Olha! Recife de Ônibus - Manhã

Tema: Circuito dos Museus

Quando: Sábado (21), às 9h

Saída: Praça do Arsenal

 

Olha! Recife de Ônibus - Tarde

Tema: No Passo do Frevo

Quando: Sábado (21), às 13h

Saída: Paço do Frevo

 

Olha! Recife a Pé

Tema: Painéis e Murais do Centro

Quando: Domingo (22), às 9h

Saída: Praça do Arsenal – Posto de Informações Turísticas

 

Olha! Recife Pedalando

Tema: Circuito dos Cais

Quando: Domingo (22), às 9h

Saída: Praça do Arsenal – Posto de Informações Turísticas