Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 19.05.17 - 12h34

Sucesso no primeiro dia de Festival Jogos Escolares do Recife

img_alt

Estudantes da rede municipal participaram do primeiro dos seis festivais que servem de preparação para os Jogos Escolares do Recife, que acontecem em setembro. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

O Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, recebeu, nesta quinta (18), o primeiro Festival Jogos Escolares do Recife, promovido pela Prefeitura do Recife, por meio das Secretarias de Turismo, Esportes e Lazer e de Educação. Além desse, outros cinco ainda vão acontecer na cidade, um em cada Região Político Administrativa (RPA), com o intuito de preparar e instigar os estudantes para os Jogos Escolares, competição que acontecerá entre setembro e novembro deste ano. Os Jogos Escolares do Recife são uma etapa eliminatória que classifica as equipes para participação dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEP's) e, consequentemente, para os Jogos Escolares da Juventude, realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

O próximo festival será na quinta-feira (25), no Compaz Escritor Ariano Suassuna. Haverão ainda outros eventos com calendários específicos no Sport Clube do Recife, na Ilha do Retiro; na Uninassau, na Boa Vista; no Geraldão, na Imbiribeira; e no Centro Social Urbano Bido Krause, no Totó.

A animação estava estampada no rosto de todos os jovens do 6º ao 9º ano que participaram deste primeiro dia de festival. Pela primeira vez, Lucas Henrique, de 13 anos, estudante da Escola Municipal Poeta Jonatas Braga, que fica em Campo Grande, vai viver a experiência de participar de competições como os Jogos e, para ir entrando no clima, não ficou de fora do Festival. "Estou muito animado porque nosso dia, normalmente, é só ir para a escola e voltar para casa. Agora, vamos ter algo a mais para aproveitar uns com os outros, vai ser uma experiência muito legal e diferente, com certeza".

Todos os festivais vão oferecer as mesmas modalidades que serão contempladas durante os Jogos Escolares: futsal, handebol, voleibol, atletismo, queimado, badminton e natação. Os estudantes poderão se inscrever para os Jogos durante o mês de agosto, escolhendo entre as seguintes categorias: Pré-Mirim (10 a 11 anos); Mirim (12 a 14 anos); Infantil (15 a 17 anos); e Pessoas com Deficiência (estudantes a partir dos 10 anos). A expectativa é que pelo menos 1,5 mil alunos da rede participem.

Estudante da Escola Municipal Mário Melo, em Campo Grande, Ellen Kaylanne, de 12 anos, também está aguardando o início dos Jogos. "Acho que vai ser uma vivência muito importante pra gente, porque é algo novo, algo que ainda não tivemos chance de viver. Vamos poder brincar uns com os outros e ainda conhecer pessoas de outras escolas, o que é também muito legal", comentou. 

Os Jogos Escolares do Recife fazem parte do Programa de Esporte Educacional, que fortalece o esporte como ferramenta de inclusão social. O programa vai garantir ainda a realização de três cursos de formação em esporte educacional para cerca de 100 professores e gestores da rede municipal. Essas ações foram viabilizadas a partir de uma parceria da Secretaria de Educação do Recife com o Instituto Esporte Educação (IEE), da ex-atleta da Seleção Brasileira de Vôlei Ana Moser.

 

CRONOGRAMA DOS PRÓXIMOS FESTIVAIS

 

25/05 - 2º Festival de Jogos Escolares no Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro (RPA 4), das  8h às 13h;

31/05 - 3º Festival de Jogos Escolares no Sport Clube do Recife, na Ilha do Retiro (RPA 1), das 8h às 13h;

08/06 - 4º Festival de Jogos Escolares na Uninassau, na Boa Vista (RPA 3), das 8h às 13h; 

14/06 - 5º Festival de Jogos Escolares no Geraldão, na Imbiribeira (RPA 6), das 8h às 13h; 

22/06 - 6º Festival de Jogos Escolares no Centro Social Bidu Krause, Totó (RPA 5), 8h às 13h;

  

JOGOS ESCOLARES

 

01/08 a 31/08 - Período de inscrições para os Jogos Escolares do Recife

21/09 - Cerimônia de abertura dos Jogos Escolares 

25/09 a 28/11 - Competições dos Jogos Escolares